Hospitais Erasto Gaertner e Agnus Dei passam a atuar juntos: O que muda no atendimento?
Trata-se de uma parceria para os próximos 15 anos, em que os atendimentos oncológicos e em outras áreas acontecerão no mesmo prédio, no Agnus Dei. Com isso os serviços do Erasto em Irati deverão ser ampliados
Em outubro de 2017, o hospital Erasto Gaertner inaugurou sua unidade em Irati e, nesta semana, no dia 10 de novembro, além de comemorar quatro anos de serviços prestados no município, o Erasto também formalizou a parceria com o Hospital Agnus Dei para a ampliação da oferta de serviços oncológicos à população regional.
Na ocasião, ocorreu uma cerimônia para a assinatura do contrato entre os hospitais, com a presença de profissionais da saúde, autoridades e integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), da Associação Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer (Anapci) e Rede Feminina de Combate ao Câncer.
A partir de agora, a Unidade Avançada do Erasto em Irati passa a se chamar Centro de Saúde Erasto Gaertner. O novo projeto contempla três salas cirúrgicas, 15 leitos de enfermaria, consultórios e centro de diagnóstico por imagem, além de nove poltronas (nas salas de manipulação de quimioterapia) e farmácia.
Adriano Lago, superintendente do Erasto Gaertner, detalha a parceria. “Esta parceria é inicialmente de 15 anos. É uma segurança muito grande para os municípios, não é algo que vai acabar logo. E temos a certeza que dentro de 15 anos podemos crescer muito com todos os processos e procedimentos. Com certeza a soma de tudo o que foi construído entre os dois hospitais vai proporcionar ciência, humanismo e afeto, que é a grande missão do Erasto, para toda a região”, disse.
Quando o hospital se instalou em Irati, a meta era ter o aumento de capacidade e estrutura em 10 anos, o que foi possível em menos da metade do tempo planejado, graças à vontade da comunidade e à atuação política dos prefeitos da região, através do Consórcio CIS/Amcespar, com apoio de deputados estaduais e federais.
“O Consórcio de Saúde serviu como um intermediário entre os dois hospitais e também levou os anseios que toda a 4ª Regional de Saúde tem no atendimento oncológico. Os ajustes feitos para iniciar os atendimentos nesta nova estrutura trarão muitos benefícios para a nossa população, como qualidade de vida e de saúde, além de economia para os municípios que não precisarão mais se dirigir com seus pacientes até cidades mais longes, como Curitiba ou Guarapuava”, afirmou a presidente do CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck.
Ela destaca que a ampliação do atendimento terá impacto positivo direto no tratamento aos casos de câncer da região. “As pessoas que estão em tratamento terão uma condição muito melhor de absorver o tratamento e reagir melhor à doença, pois a própria imunidade é afetada com as viagens longas, perca de sono, isso com certeza vai mudar tendo um atendimento perto de casa, sem contar que os pacientes estarão juntos com os familiares, que dão apoio moral, emocional e carinho”, comenta.
Na avaliação do prefeito Jorge Derbli, a parceria significa que Irati passa a ter o seu “Hospital do Câncer”. “É um dia histórico para nós, é um sonho realizado, do ‘Hospital do Câncer’ que a gente tanto falava aqui em Irati. Isso veio acontecendo aos poucos, primeiro veio a Unidade do Erasto e agora com essa fusão com certeza vai melhorar e muito o atendimento às pessoas que mais precisam”, frisou Derbli.

