Grupo Ivasko lança campanha do X-Solidário
Meta será arrecadar R$ 100 mil para o projeto de construção do novo hospital do Erasto Gaertner em Irati
Na noite desta quinta-feira (05), o Grupo Ivasko lançou a campanha X-Solidário, que vende sanduíches ao preço de R$ 9 durante o mês de setembro para reverter recursos para instituições ligadas ao tratamento de câncer. O lançamento contou com apresentação musical e uma apresentação de stand-up com Vitor Hugo.
Em seu 10º ano, a meta de arrecadação da campanha será de R$ 100 mil. Ela é maior do que o arrecadado ano passado. “Ano passado foi um crescimento enorme. De 2017 a 2018 mais que dobramos o resultado. Pra esse ano é mais desafiador”, conta Edna Ivasko.
Neste ano, os recursos arrecadados com a venda do sanduíche serão novamente repassados para o projeto da construção do novo hospital do Erasto Gaertner em Irati. “Sabemos que o hospital nesse porte não é com essa campanha que ele vai acontecer, mas é uma sementinha. E essa conscientização com a comunidade para que também conscientize as lideranças políticas, os nossos dirigentes se mobilizem na causa. Nós sabemos que essa doença, o número é cada vez mais expressivo. A nossa unidade em Irati está indo muito bem, porém é muito pequena para a demanda”, disse Edna Ivasko.
Atualmente, a unidade em Irati atende todos os munícipios da 4ª Regional de Saúde. Cerca de 95% dos pacientes da região que fazem tratamento de quimioterapia não precisam viajar para Curitiba.
A unidade está expandindo a parte do ambulatório, mas o objetivo é poder trazer ao município um hospital que tenha mais serviços na área. “Nós sempre deixamos ativo a construção de um hospital para mais atender os pacientes e propor outros atendimentos que são feitos em Curitiba, como alguns exames, biópsias, pequenas cirurgias, outras quimioterapias que precisam de uma estrutura melhor”, explica o superintendente do hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.
Um terreno no bairro Riozinho já foi doado para a construção do hospital, que agora segue na fase do projeto arquitetônico. O valor arrecadado com os eventos beneficentes está sendo utilizado nesta fase. Após a aprovação do projeto, começa a fase de construção.
Importância
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Ieda Waydzik, destaca que campanhas como essa ajudam a melhorar os serviços para os pacientes. “Essa campanha vem nos ajudando e aos nossos pacientes de câncer há dez anos. Nos ajudou lá atrás a manter a casa da Anapci, nos ajudou a fazer a casa nova – onde hoje é o hospital -, foi com recursos também desta campanha que conseguimos terminar a casa e nos ajuda hoje a dar um atendimento melhor, uma qualidade de vida melhor para aquele paciente que passa pelo hospital Erasto”, conta.
A presidente da Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati (Anapci), Terezinha Miranda Veres, destacou os trabalhos feitos pela associação nos últimos 14 anos e a ajuda que a campanha sempre deu aos pacientes que fazem tratamento contra o câncer. “Todos os anos em que foi repassado o recurso nós agradecemos em nome dos voluntários, pacientes e famílias”, disse. Ela ainda destacou que a construção do hospital poderá atender mais pacientes.
Campanha
Para participar da campanha é necessário comprar o X-Solidário que é vendido nos supermerca

