03/09/2021
Na última terça-feira (31), o grupo Ivasko fez o lançamento da Campanha X-Solidário 2021 em parceria com o hospital Erasto Gaertner, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Anapci e Santa Casa de Irati. A campanha está na 12ª edição e foi lançada em uma live, apresentada pelo humorista Juca Bala, da rádio T e transmitida nas redes sociais do grupo e do radialista, com a participação da dupla Breno e Santiago e da família Ivasko.
A idealizadora do projeto, Edna Ivasko, contou que ao longo dos 12 anos em que a campanha é realizada já doou mais de R$ 600 mil às instituições. “A gente se inspirou vendo outras ideias e entramos com o propósito de ajudar as pessoas que mais precisam, principalmente, os doentes com câncer”, afirmou Edna, convidando a todos para comprarem o lanche e colaborarem com esta ação.
Zeka Ivasko, um dos diretores do grupo, destacou que a campanha envolve a região toda, mobilizando os 900 colaboradores do Super Ivasko, Mariano Atacadista, Leve Gás, Postos Rota 400 e toda a população de Irati, Rebouças, Rio Azul, Teixeira Soares, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e outras cidades, formando uma grande corrente do bem.
Neste ano, segundo ele, a campanha tem um sentido especial, pois a pandemia fez aflorar o sentimento de gratidão nas pessoas, de valorização da família, de cooperação e ajuda ao próximo.
Edna cita que a mobilização vem crescendo ano após ano. Começou em 2010, arrecadando em torno de R$ 4 mil e em 2020 chegou a R$ 118 mil angariados com a venda dos lanches. Recursos sempre destinados às entidades. “A arrecadação é focada em atender as pessoas mais carentes, que já passam por dificuldades, e tudo fica mais difícil quando vem a doença”, diz. Para este ano, a meta é conseguir comercializar 24 mil lanches, superando a campanha do ano passado.
Durante a live já foram arrecadados mais de R$ 15 mil. As vendas dos sanduíches estão sendo realizadas em todas as lojas do Super Ivasko, Mariano Atacadista, Leve Gás e Postos Rota 400. Também por voluntários da Rede Feminina, Anapci e Amigos da Santa Casa durante o mês de setembro.
Live
Muita música e animação marcaram a live de lançamento da campanha. Breno e Santiago trouxeram o melhor da música sertaneja e Juca Bala fez as pessoas rirem e prometeu se jogar na piscina se as doações chegassem a 15 mil. O evento teve a participação do superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, do provedor da Santa Casa de Irati, Ladislao Obrzut Neto, da presidente da Anapci, Denize Didrich, representantes da Rede Feminina, dentre outros.
Ocorreu sorteio de vários prêmios – como vale-compras e vale combustível – entre as pessoas que doaram e entre os que compartilharam a live.
Para encerrar o evento, o humorista Juca Bala cumpriu o que prometeu, jogou-se na piscina.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Assessoria GI