Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais lança Antologia Encontros

Por Redação 2 min de leitura

O Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais em comemoração ao 19º aniversário, promoveu, no dia 10 de maio, no espaço do Centro Cultural Clube do Comércio, o lançamento da Antologia de Haicai Encontros – Momentos, quatro estações do ano, que reúne 360 haicais.

Autores, em número de dez, sendo sete de Irati: Claudia Aparecida Wendrechoski, Dorotéa Iantas Miskalo, Eliane Born Boff, Josnéia Aparecida, Jô Marcondes, Luiza Nelma Fillus, Silvia Maria Svereda, Valquíria Pereira Rennó. Do Nordeste Brasileiro de Fortaleza, Dr. João Amaral e Maria Eliete Abreu Barbosa. De Recife professora Alcileide Maria da Silva Pereira. Todos integrantes do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais de Irati.

Encontros traz a dedicatória às haicaistas Elizabeth Beraldo e Naiade Ribeiro de Camargo, de saudosas memórias, ambas faziam parte ao Grêmio.

Antologia leva o nome de Encontros pois foi resultado das reuniões online, devido a pandemia do Covid-19, o distanciamento social, embora tenha limitado a mobilidade, despertou para uma nova forma de olhar o mundo. Momentos cotidianos, como a visão de um fruto maduro, folhas coloridas ao vento, o pôr do sol. Foi nesse contexto que se intensificou o haicai, um poema marcado pela brevidade e profundidade.

Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais

Encontros é uma edição de haicais do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais fundado em 2006, durante os preparativos para o centenário da cidade e o Concurso de Haicai Irati 100 anos.

Dede então, professores e participantes do Grêmio tiveram seus haicais registrados em diversas obras literárias.

O Grêmio, através das reuniões mensais, no segundo sábado de cada mês, no horário das 14 h às 16 horas continua a promover a escrita de haicais, tanto presencial, no Centro Cultural Clube do Comércio, simultaneamente de forma virtual, com assessoramento de Regina Alonso, escritora haicaista de Santos.
A composição dos haicais clássicos, que norteiam os diferentes concursos tem como base o livro Natureza berço do Haicai e as orientações de Masuda Goga e Teruko Oda.

 

Texto: Dorotéa Iantas Miskalo

Foto: João Geraldo Mitz (Magoo) / Najuá

Gostou? Compartilhe!