facebook
22/10/2020

Governador se reúne com bancada para discutir emendas federais

Governador se reúne com bancada para discutir emendas federais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e os secretários estaduais se reuniram virtualmente na segunda-feira (19) com os deputados federais para discutir projetos de interesse do Paraná e estreitar o diálogo sobre a vinculação das emendas parlamentares do Orçamento da União de 2021 a programas e obras prioritárias ao Estado.

Uma das prioridades discutidas foi a necessidade de alocar recursos em projetos que fomentem a geração de empregos e o comércio local. Também foram debatidas alternativas de investimentos na área social para solucionar gargalos habitacionais e fortalecer as redes de saúde e educação, além de recursos para apoio ao agronegócio.

O encontro antecede as discussões setoriais que acontecerão nos próximos dias.O governador destacou que a reunião teve como objetivo ampliar a parceria estabelecida desde 2019 com o governo federal e os representantes do Estado em Brasília para a realização de projetos estratégicos para o Paraná em áreas como infraestrutura, desenvolvimento social, agricultura, educação, segurança pública, saúde e ensino superior.

Ratinho Junior também disse que o governo estadual pretende manter a concessão de contrapartidas financeiras às emendas defendidas pela bancada federal, a exemplo do que foi realizado em 2019/2020 para transporte escolar e aquisição de maquinário agrícola.

“A bancada tem sido grande parceira do Paraná em todas as áreas. Estamos trabalhando juntos para consolidar aquilo que é bom para o Estado”, ressaltou o governador. “Essa foi uma oportunidade de discutir o Orçamento, de entender as prioridades da bancada e fazer sugestões para ver onde é mais estratégico liberar os recursos”.

Segundo ele, o ano de 2021 trará grandes desafios para os gestores públicos, mas o governo paranaense quer fortalecer a parceria com os parlamentares. “Para o ano que vem teremos limitações financeiras em função da crise, mas a ideia é construir contrapartidas com a bancada para ampliar os recursos destinados nas emendas”, disse.

Obras públicas 

O secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, acrescentou que aos investimentos conquistados pela bancada federal se somarão recursos estratégicos do próprio Estado dentro do objetivo de transformar o Paraná num hub logístico.

Ele citou os financiamentos para obras públicas nas rodovias estaduais, o projeto de revitalização do Litoral, aportes em infraestrutura urbana e nos portos e investimentos estratégicos da Sanepar e da Copel. Esse pacote, destacou o secretário, ajudará o Paraná a atrair investidores e facilitará a integração das cadeias comerciais.

Bernardo Jorge afirmou que o Estado busca recursos junto ao Banco Mundial, priorizando ações que gerem emprego. Ele citou projetos de novas moradias, pavimentações de estradas rurais, apoio às cooperativas familiares, aquisição de equipamentos para agroindústrias e a recuperação de escolas. “Tudo aquilo que for obra civil gera muito emprego”, destacou o secretário.

Ele também adiantou que uma equipe de técnicos do Estado está finalizando um planejamento para estimular a recuperação da economia paranaense. “Nos próximos dias vamos apresentar o plano de retomada econômica. Esses pedidos estão dentro desse contexto”, disse.

Texto/Fotos: Agência Estadual

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS