Governador lança edital de licitação para o asfalto entre Irati e São Mateus
Projeto para a pavimentaçãoda PR-364 já está pronto e autorizado pelo governo estadual. A previsão é que a publicação do edital aconteça em abril, após a autorização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a obra
Na tarde de sexta-feira (23), o governador Beto Richa esteve em Irati e São Mateus do Sul para o lançamento do edital para licitar a empresa que fará a pavimentação de 47,7 quilômetros da PR-364, no trecho que liga as duas cidades. A obra é esperada pela população há quase 50 anos.
O governador destacou que a obra trará mais desenvolvimento à região e disse que ela deve começar ainda este ano. Segundo ele, o projeto já está pronto e apenas espera liberação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Está sendo aguardando para o mês que vêm a homologação do BID, que é o órgão internacional financiador dessa obra. Tão logo esteja o edital de licitação homologado – a expectativa é em abril – nós publicamos. Tem os prazos normais para abertura dos envelopes e após tudo correto, nenhuma empresa entrando com algum recurso ou questionando, certamente, no segundo semestre dá pra começar a obra”, destaca.
Segundo Richa, a obra não ocorreu antes devido à administração anterior do governo federal. “Parte desse financiamento do BID nós perdemos. Tem o BID das estradas, das Rodovias e tem o BID das Cidades. O da Cidades nós perdemos, nós estamos reativando agora. Vai para o Senado da República e vai tentar reaver 300 milhões de dólares para obras nos municípios. Mas esse aqui nós conseguimos manter porque não venceu dois anos de tratativas e como o outro tinha vencido, em função da demora da aprovação na STN (Secretaria do Tesouro Nacional), vinculado ao Ministério da Fazenda, então esse aqui atrasou, mas está aí. Conseguimos a liberação e só falta a autorização do BID para os investimentos de R$ 140 milhões”, disse.
Para os prefeitos dos munícipios que serão beneficiados pela obra, o dia foi histórico e a expectativa é que as obras aumentem o fluxo entre as cidades, trazendo mais oportunidades de negócio. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, disse que a pavimentação deverá trazer desenvolvimento. “É um corredor que nós precisávamos para unir vários estados, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. É uma obra estratégica muito boa pra nós e uma esperança para o povo, ainda mais os agricultores que usam diariamente essa estrada”, explicou.
O prefeito de São Mateus do Sul, Luiz Adyr, também destacou que os benefícios para toda a população da região. “Será muito importante para nós, tanto que moramos em São Mateus do Sul, quanto quem mora em Irati. As comunidades das duas cidades saem ganhando, as cidades vão interagir mais, os produtores rurais vão poder fazer um escoamento melhor da safra, os estudantes vão poder se deslocar com mais conforto e segurança, mais tranquilidade, e também os munícipes”, destaca.
Outro munícipioda região beneficiado pelas obras será Rebouças, onde a rodovia deverá atingir principalmente o interior. “Será de grande importância para o munícipio de Rebouças. A maior parte do trecho está dentro do território de Rebouças, cortará toda a faixa leste do município: Marmeleiro, Barro Branco, Turvo, Marmeleiro de Cima, Salto, Estrada dos Franco, Riozinho dos Santos, enfim, vai trazer desenvolvimento para o nosso munícipio”, disse.
Pavimenta&ccedi

