21/01/2025
Jovem de Irati destaca-se em empresa global que presta serviços na área de inteligência artificial. Gabriel incentiva os jovens de Irati a “sonhar grande” e enfatiza que “a tecnologia permite que qualquer um, em qualquer lugar, acesse novos campos de criação; o futuro não está apenas nas grandes capitais; ele está dentro de quem enxerga possibilidades”
“As novas tecnologias abriram caminhos antes impensáveis, e quem souber aproveitar a oportunidade poderá chegar aonde quiser.” A afirmação é do jovem Gabriel Zavelinski, de 27 anos, que morou em Irati desde os quatro anos de idade e que hoje reside em São Paulo e ocupa um cargo de liderança em uma empresa de inteligência artificial com sedes em São Paulo, Miami e Dubai.
Recentemente, a solução criada pela Indigo Hive, empresa onde Gabriel atua como Chief Marketing Officer, venceu um desafio em Dubai, promovido pela Emirates Airlines e Meta. Uma solução capaz de guiar pessoas com deficiência em cada etapa de uma viagem. Na avaliação de Gabriel, a alternativa criada, é “uma ideia que abriu portas, derrubou fronteiras, mudou o jogo”. “Isso é um exemplo de que a inovação não pede permissão. Ela nasce onde há pessoas dispostas a olhar além do próprio quintal”, diz.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
A própria história de Gabriel Zavelinski demonstra isso. Ele nasceu em Curitiba, mas se considera iratiense por ter vivido a maior parte da vida na cidade, desde os quatro anos. Ele estudou nas escolas Nossa Senhora das Graças, São Pedro Canísio e Xavier da Silveira, mas sempre esteve antenado ao mundo tecnológico e às inovações globais. Atento às necessidades modernas e às possibilidades de soluções que impactem a vida das pessoas, Gabriel descreve que cresceu aqui, observando o horizonte sem imaginar até onde suas ideias o levariam.
Atualmente trabalhando em uma corporação que oferece soluções em Inteligência Artificial para empresas do mundo inteiro, ele acredita que outros jovens iratienses (ou de qualquer município do Brasil) também podem se destacar graças ao ambiente tecnológico.
“O mapa do conhecimento não respeita fronteiras. A tecnologia permite que qualquer um, em qualquer lugar, acesse novos campos de criação. O futuro não está apenas nas grandes capitais; ele está dentro de quem enxerga possibilidades”, diz Gabriel aos jovens iratienses.
Ele prova que o interior não precisa abaixar a cabeça diante do universo tecnológico. Saiu de Irati e conquistou espaço em centros globais de tecnologia. Mostrou que hoje as fronteiras são outras: “Elas estão na mente e não mais no mapa. A inteligência artificial redistribuiu as cartas sobre a mesa, o jovem do interior tem as mesmas cartas nas mãos que o profissional do outro lado do mundo.”
Na avaliação dele, não existe “distante” nem “impossível”, há somente a próxima jogada.
Gabriel saiu de Irati, mas considera que Irati nunca saiu dele. Tanto que buscou o Hoje Centro Sul para contar a sua história e motivar outros jovens iratienses a pensarem no universo de possibilidades igualitárias que a tecnológica oferece. Em que, segundo ele, que “não importa o ponto de partida, mas sim a coragem de dar o próximo passo”.
“O recado é claro: não é preciso estar em uma metrópole para sonhar grande. A partir de Irati, olhando a linha do horizonte com curiosidade, qualquer um pode ir longe. Basta entender o novo jogo e fazer a próxima jogada”, finaliza Gabriel.
Da Redação/Hoje Centro Sul
Foto: Divulgação