facebook
08/11/2021

Fusão entre hospitais Erasto Gaertner e Agnus Dei será oficializada na próxima quarta-feira

Iniciativa é a 1ª fase de expansão dos serviços prestados para o combate ao câncer e promoção da saúde da população dos municípios da 4ª Regional

Fusão entre hospitais Erasto Gaertner e Agnus Dei será oficializada na próxima quarta-feira

Depois de ter sido anunciada em julho, a fusão entre os hospitais Erasto Gaertner e Agnus Dei será oficializada na próxima quarta-feira (10). O evento para assinatura do contrato será realizado a partir das 17 horas nas dependências do Hospital Agnus Dei, na Rua Albino Grigoletti, 105, bairro Canisianas. A nova unidade passará a se chamar “Centro de Saúde Erasto Gaertner”.

Segundo a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), Cleonice Schuck, o órgão detectou a necessidade de atendimento a pacientes de câncer na 4ª Regional e ouviu queixas a respeito dos gastos com tratamento de oncologia custeados pelas secretarias municipais de saúde. “Buscamos dialogar junto ao Erasto Gaertner e aos diretores do Hospital Agnus Dei, procurando fazer com que houvesse uma tratativa de diálogo entre as duas partes que despertasse esta sensibilidade para a estruturação deste atendimento à nossa Regional de Saúde, à nossa população do CIS/Amcespar”, frisou.

O anúncio da fusão foi feito em julho, em matéria publicada pelo jornal Hoje Centro Sul. Entretanto, a assinatura do contrato somente será feita nesta sexta-feira. Cleonice explicou os motivos para a demora no trâmite da documentação necessária.“Esta notícia, na verdade, foi dada de forma que as tratativas estavam caminhando. Este período foi para os ajustes, por ser uma ação bastante complexa e comercial entre as duas partes e a longo prazo, por isto levou este tempo. Em julho, falava-se das tratativas e que esta comercialização deste espaço estava caminhando, para que houvesse um ajuste de forma correta, objetiva e muito bem planejada, para que os próximos anos sejam de bastante êxito no atendimento aos nossos pacientes”, pontuou.

Todos os prefeitos da região, além de seus secretários de saúde, manifestaram comprometimento com a causa, participando ativamente das tratativas. “O CIS/Amcespar é composto pelos nove municípios, com os nove prefeitos na gestão e os secretários de saúde. Nada é feito pela atual diretoria sem o consentimento e a participação de todos os prefeitos. Fica o agradecimento pelo empenho, pela sensibilidade e parceria de todos os prefeitos da Amcespar nesta causa”, comentou Cleonice.

Na nova estrutura, poderão ser feitas biópsias, consultas, pequenos e médios procedimentos, além de atendimentos necessários, como a quimioterapia, que poderá ser ampliada. Cleonice solicitou ao Governo do Estado que todos os atendimentos de pacientes da 4ª Regional no Erasto sejam centralizados em Irati.

Texto: Paulo Henrique Sava/Najuá

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul

COMENTÁRIOS