Funcionamento das bases do SAMU em Teixeira Soares e Rio Azul reduzirão o tempo de espera das vítimas

Por Redação 4 min de leitura

As novas unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) integram-se às demais da região para prestar atendimento às pessoas em situação de urgência ou emergência como, por exemplo, casos de infarto ou AVC.

Teixeira Soares e Rio Azul inauguraram suas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) neste início de ano. O intuito é prestar atendimento às vítimas em situação de urgência ou emergência de forma rápida e eficiente. As unidades fazem parte da central de Ponta Grossa e estão disponíveis para toda a região. “Isso é um avanço muito grande para a nossa região, porque há cidades que são mais longes e quanto mais bases tivermos será melhor, para diminuir o tempo de chegada da equipe no local solicitado”, informa a comandante do 3º Subgrupamento de Bombeiros, capitã Carla Adriana Spak Sobol.

A unidade de Teixeira Soares atende também o município de Fernandes Pinheiro. “Teixeira Soares comemora uma data muito importante, a inauguração do SAMU, que vai atender o município de Teixeira Soares e Fernandes Pinheiro, bem como os municípios da 4ª Regional e dos Campos Gerais. Quando falamos em SAMU, falamos em salvar vidas e Teixeira Soares fez o investimento da base e agora vamos contar com o apoio da equipe que é altamente qualificada”, destaca o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz.

A unidade do SAMU de Rio Azul abrange os municípios de Rebouças e Mallet. “Para nós é um privilégio já estar em funcionamento e prestar serviço às cidades vizinhas. Sabemos da importância de encurtar o tempo no atendimento, pois isso pode trazer uma mudança gigante na melhora de um paciente que teve um infarto, por exemplo. Com certeza toda a população fica feliz pela realização de um sonho antigo, a gente tem que dar todo o apoio necessário para esses profissionais que farão um trabalho muito importante para toda a região”, disse o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski.

As ambulâncias são de suporte básico e contam com uma equipe de 10 profissionais, entre motoristas/resgatistas e técnicos de enfermagem com curso de socorrista/resgatista. A secretária de Saúde de Rio Azul, Cristiana Maria Schuvaidak cita o que este serviço representa para a população. “Há muito tempo se falava da implantação do SAMU na nossa região e da importância que isso tem para a população, atender o paciente em menos tempo possível e dar qualidade no atendimento em um momento em que a pessoa está vulnerável. Muitas pessoas contribuíram para que isso fosse realidade, a gestão do nosso município teve o privilégio de inaugurar esta base”, pontuou Cristiana.

Amauri Klossowski, secretário de Saúde de Teixeira Soares, orienta a população a utilizar este serviço de forma responsável. “É um legado que fica para Teixeira Soares, é uma casa, eu digo casa SAMU porque é algo que vai ficar marcado dentro da nossa cidade. Temos uma população que vai utilizar de uma forma bem responsável e pedimos a eles que utilizem desse meio para que seja feito o melhor atendimento e a melhor resposta para a nossa sociedade”, aponta Amauri.

Início do funcionamento

As solenidades que marcaram o início do funcionamento das bases do SAMU em Teixeira Soares e Rio Azul aconteceram no dia 10 de janeiro e contaram com a presença do deputado federal, secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Também participaram das solenidades, os prefeitos de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck e de Mallet Moacir Szinvelski, o chefe da 4ª Regional de S