03/08/2021
A Floresta Nacional de Irati, conhecida como Flona, voltará a receber visitantes a partir do dia 05 de agosto. Estará aberta de quinta a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada na unidade é gratuita e não será necessário agendamento. Os visitantes devem se identificar na portaria, não sendo permitida a entrada de animais domésticos e bebidas alcoólicas.
“Se você gosta de fazer uma caminhada em trilhas, piquenique, andar de bicicleta, brincar no parquinho com as crianças, no campo de futebol e ampliar seus conhecimentos no Ecomuseu, então, venha visitar a Floresta Nacional de Irati, curtir a natureza em uma Unidade de Conservação”, convida o técnico florestal e biólogo, Ademar Luís Brandalise.
As trilhas podem ser feitas todos os dias de quinta a domingo, já o Ecomuseu será aberto uma vez ao mês e este dia será programado e divulgado. No mês de agosto o público em geral poderá conhecer o Ecomuseu no domingo (08), no período da tarde. Ademar explica que o museu também abre para visitas escolares e técnicas, com agendamento.
As medidas de enfrentamento à Covid-19 devem ser respeitadas. “Nós adotamos os procedimentos de segurança contra a Covid-19 para a visitação também, como uso de máscara, distanciamento, uso de álcool, que é disponibilizado em alguns locais”, explica o técnico florestal.
Atividades da Flona de Irati
Trilha do Eucalipto Mal-Assombrado – trilha leve, curta e autoguiada, com extensão de 160m. Seu início é ao lado do campo de futebol e adentra uma floresta de pinus. No final há uma árvore de eucalipto caída e toda retorcida. Segundo uma lenda antiga, no local aparece o fantasma de uma mulher que cuida de um tesouro enterrado debaixo desta árvore.
Trilha das Araucárias – trilha leve, média distância e autoguiada, com extensão 580m. Seu início é na estrada principal a 200 m do campo de futebol. A trilha percorre um reflorestamento de Araucária com 65 anos de idade, que apresenta características de mata original. Ao longo da trilha, as árvores nativas estão identificadas com placas e é possível observar uma grande diversidade da flora e eventualmente alguma fauna local.
Trilha das Águas – trilha moderada e autoguiada, com extensão 760m. Seu início é na estrada principal a 1.500m do campo de futebol. A trilha percorre uma mata nativa com Araucárias, que apesar de ter sido explorada antes da criação da unidade, ainda conserva características de mata original. Ao longo da trilha, as árvores nativas estão identificadas com placas e é possível observar uma grande diversidade da flora e eventualmente a fauna local, além de riachos, nascentes e uma fonte de água potável. O percurso da portaria até a trilha e seu retorno totaliza 4 quilômetros.
Trilha dos Angicos – extensão de 2.500m. Somente para visitação técnica e com acompanhamento.
Ecomuseu – tem um acervo sobre o meio ambiente, com exposição de rochas, troncos, sementes e animais conservados em vidro ou empalhados. Aberto uma vez ao mês para o público, visitas escolares ou eventos com agendamento.
Trilha Noturna – É um projeto que início em 2018 e reúne um conjunto de atividades que permitem vivências multissensoriais de contato com a natureza durante uma visita noturna à Flona.
“As trilhas que são autoguiadas para o pessoal ir sozinho, sem a necessidade de guia. Em visitas escolares, técnicas, grupos organizados com agendamento e a trilha noturna são acompanhados por guia”, relata Brandalise.
Sobre a Flona de Irati
A Floresta Nacional de Irati é uma das 334 Unidades de Conservação Federal administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. Tem uma área de 3.495 hectares (aproximadamente 3.500 campos de futebol) com floresta nativa, reflorestamentos de araucária e pinus, áreas úmidas e sede administrativa. O acesso é pela BR-153, no km 325, na mesma entrada que vai para o Kartódromo de Irati. Porém, a Flona fica localizada entre os municípios de Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares, teve esse nome escolhido por estar situada em área da formação geológica Irati.
A Flona, juntamente com mais duas unidades que fazem divisa, protegem um dos últimos remanescentes nativos da floresta ombrófila mista com araucárias que restam no Paraná. Protege a Araucária Angustifólia com sua flora associada e a riquíssima fauna característica que está em risco de extinção, como bugio, onça parda, porco do mato, veados mateiros/pardos/cambutá, cutias e outros. Além da avifauna registrada no local.
Contatos
Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (42) 3422-6944 e e-mail flonadeirati@icmbio.gov.br. Ou ainda pelas redes sociais no Facebook @flonadeirati e Instagram @flonairati.
Texto: Cibele Bilovus
Fotos: Arquivo da Flona de Irati