facebook

Fiep lança em Irati os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria

Trata-se de uma ação para mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria regional e para contribuir para a formulação de uma política industrial para o Estado.

13/05/2024

Fiep lança em Irati os Fóruns Permanentes Regionais da Indústria

Na tarde de quinta-feira (09), Irati foi uma das cidades polo do Estado onde ocorreu o lançamento dos Fóruns Permanentes Regionais da Indústria, promovidos pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O encontro reuniu lideranças do setor, entidades parceiras e poder público na sede da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) e contou com a presença do presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, e do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

“É preciso ter uma solução diversa para incentivar a indústria em cada região do Paraná”, destacou Barros, durante o evento, que é o quinto que a Fiep realiza no Paraná (Cascavel, Francisco Beltrão, Maringá e Londrina já receberam os Fóruns). Com a promoção destes Fóruns, o objetivo da Fiep é mobilizar a sociedade em torno do fortalecimento da indústria regional e contribuir com subsídios para a estruturação de uma política industrial para todo o Estado.

Em Irati, foram apresentados o perfil atual da indústria da região Centro Sul e reflexões sobre algumas das principais áreas que precisam ser aprimoradas para que o setor ganhe impulso. Entre elas, principalmente questões ligadas à produtividade das empresas e fornecimento de energia elétrica.

O encontro inicial deu a oportunidade para que as lideranças apontem quais são as prioridades para o desenvolvimento industrial da região. De acordo com a Fiep, o trabalho terá continuidade ao longo do ano, com a realização de oficinas temáticas em que serão aprofundadas as necessidades regionais em diferentes áreas. Esse conteúdo servirá de subsídio para que a Fiep formule propostas concretas para uma política industrial eficiente para todo o Paraná.

Os eventos similares ao de Irati para o lançamento dos Fóruns acontecem em todas as regiões do Paraná, entre março e junho.

Coordenadoria regional

A novidade é que a Fiep terá uma coordenadoria regional, como existia há alguns anos. A diferença é que o território incluso na coordenadoria foi ampliado e Enezito Ruppel volta a cuidar do setor.

“Estamos voltando, depois de doze anos. Eu já fui coordenador da Fiep na região, agora estamos voltando a função nova, coordenador da Fiep mas em uma regional, que vai de Imbituva a Bituruna. E é um trabalho novo que o presidente da Fiep está nos colocando, um programa diferenciado para o interior, então a Fiep está de parabéns porque está pensando mais no interior a partir deste momento”, disse Enezito.

Ações estaduais e federais

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destacou ações estaduais e federais que estão sendo realizadas para oferecer apoio às indústrias.

“Estamos na parceria com o governador Ratinho Júnior, com o governo federal, o vice-presidente Geraldo Alkimin tem anunciado importantes incentivos para a indústria. E agora nós vamos trabalhar também com a solução para o fim da guerra fiscal, que é o novo Paraná Competitivo, que não será baseado mais em incentivos fiscais, a partir de 2032. Será baseado em infraestrutura, qualificação de mão de obra, ambiente de negócios, a nossa junta comercial bate recorde todo mês”, anunciou Barros. 

Fórum e parcerias


Na região Centro Sul, o Fórum Permanente Regional da Indústria conta com os apoios do Sebrae/PR; da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap); da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Centro Sul do Paraná (Cacesul); da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai); das Associações dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e do Sul Paranaense (Amsulpar); e do governo do Estado, por meio das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços, do Planejamento e do Trabalho, Qualificação e Renda.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Fiep

Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul

Comentários

🗞️📰 Edição 1585 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580