Fernandes Pinheiro é um dos três municípios do Paraná sem Dengue em 2025

Por Redação 3 min de leitura

Apenas três municípios do Paraná não tiveram nenhum caso notificado de dengue em 2025 e Fernandes Pinheiro é um deles. Juntamente com os municípios de Doutor Ulysses (RMC) e Campina do Simão (Centro), Fernandes Pinheiro destaca-se no combate preventivo à doença, conforme boletim divulgado em 29 de maio pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA).  

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, este resultado é a consequência de um trabalho integrado entre o poder público e a população.

“Estar entre os três municípios paranaenses sem dengue não é coincidência. É fruto de um trabalho meticuloso que envolve toda nossa equipe da Vigilância Sanitária, o Programa Cidade Viva e a conscientização da população. Cada cidadão que elimina água parada em sua casa é um agente de saúde”, afirma Amauri Klossowski, secretário municipal de Saúde.

Limpeza da cidade

O Programa Cidade Viva auxilia na limpeza urbana constante e remoção de possíveis criadouros de mosquitos da dengue. Famílias em vulnerabilidade social têm uma complementação de renda para executar serviços na cidade, como conta o secretário. 

“Os participantes contribuem ativamente com a limpeza da cidade, trabalhando meio dia por semana na manutenção de logradouros públicos – ação que fortalece o orgulho cidadão, mantém Fernandes Pinheiro limpa e ainda ajuda a prevenir focos de dengue. É uma corrente do bem: o poder público apoia quem mais precisa, e esses cidadãos devolvem à cidade todo esse cuidado, tornando nosso município mais acolhedor, organizado e saudável para todos”, comenta o secretário.

Cuidados extras devido às chuvas

A Secretaria alerta que o período de chuvas exige cuidados extras:

Tampar caixas d’água

Eliminar pneus e recipientes sem uso

Manter calhas e ralos limpos

Informações: Secretaria Municipal de Saúde – (42) 3570-0170.

Estratégias que mantêm o município livre da dengue

Ações Diretas:

Vistorias domiciliares semanais por agentes de endemias

Aplicação de larvicidas em pontos estratégicos

Programa Cidade Viva:

Limpeza urbana constante e remoção de possíveis criadouros

Manter encostas limpas para eliminar focos de dengue

Conscientização:

Campanhas educativas em unidades de saúde

Parceria com a imprensa para alertas preventivos

Mobilização comunitária via redes sociais e rádio

Tecnologia a Serviço da Saúde:

Mapeamento digital de áreas de risco

Monitoramento em tempo real de possíveis focos.

 

Da Redação/Hoje Centro Sul

 

Gostou? Compartilhe!