Fernandes Pinheiro dá exemplo a outros estados na atuação em saúde, através do Planifica SUS

Por Redação 3 min de leitura

Desde 2019 o município atua no Programa Planifica SUS, o que trouxe maior organização, resolutividade e economia, segundo a prefeita Cleonice Schuck

O Conselho Nacional de Saúde (CONAS) convidou a prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck e a secretária municipal de Saúde Emanuelle Matos a apresentarem a experiência positiva do município na implantação do Programa Planifica SUS aos prefeitos do Estado de Rondônia.  No final do mês passado, elas participaram do III Fórum de Prefeitos e Vereadores do Estado de Rondônia.

A prefeita conta que pôde expor a forma como os trabalhos do Planifica SUS estão sendo desenvolvidos em Fernandes Pinheiro aos 52 prefeitos daquele Estado. O convite surgiu porque o secretário de Estado da Saúde de Rondônia pediu ao CONAS que indicasse uma liderança política para atestar que é possível desenvolver o programa. Cleonice conta que o secretário queria “alguém que mostrasse que tinha dado certo, para engajar os prefeitos nesse projeto”.

E a tarefa de explicar as particularidades do Planifica SUS os gestores coube a Emanuelle Matos. “A secretária de Saúde fez a projeção e falou da parte técnica de como acontece o programa,  da evolução que a gente teve, da resolutividade que tem no atendimento aos pacientes”, relatou a prefeita de Fernandes Pinheiro.

Desde 2019 o município atua no programa, o que trouxe maior eficiência na prestação dos serviços. “Eu fiz uma fala bem direta, política, para os prefeitos, no intuito que organizando a saúde, a atenção primaria, e tendo um planejamento de atendimentos tem-se economia, que pode reverter para outros atendimentos. É o caso que nós compramos do Consórcio de Saúde os serviços para agilizar o atendimento da população e evitar aquelas filas intermináveis”, diz Cleonice.  Com isso, segundo ela, a qualidade dos serviços é maior, a equipe multidisciplinar atende as pessoas e a população fica satisfeita.  “Temos uma saúde mais organizada, mais ágil, com maior efetividade no atendimento”, diz.

Dentre as mudanças que ocorreram desde a implantação do Planifica SUS, a prefeita cita a marcação das consultas eletivas. Antes, as pessoas que buscam o SUS tinham que chegar cedo e pegar uma ficha. “Com esses agendamentos, você consegue otimizar os atendimentos e fazer com que a população seja melhor atendida”, conta. Quanto aos profissionais de saúde, eles receberam capacitações e, de forma geral, assimilaram os benefícios da metodologia proposta pelo programa.  “Foi muita boa a adesão dos profissionais, porque conseguiram entender que seria uma forma mais cômoda para trabalhar”, explica a prefeita.

 Diferenças

Questionada sobre a diferença entre os serviços de saúde pública em Fernandes Pinheiro e dos municípios do Estado de Rondônia, Cleonice cita vários aspectos. “O maior comparativo, nesse momento, é o comprometimento da gestão para com a saúde, Secretaria de Saúde. E principalmente a organização e o planejamento, que  percebemos que não existem lá. Então é uma livre demanda e que daí não se consegue uma efetividade e uma resolutividade tão grande dos problemas de saúde que acontecem”, destaca.

Pronto Atendimento 24 horas será construído em breve

Está em andamento o projeto de construção do Pronto Atendimento 24 horas de Fernandes Pinheiro. Os recursos