Férias: O que fazer em Irati? Quais as opções de lazer e cultura disponíveis?
Moradores de Irati e região têm acesso a várias opções para aproveitar o período de férias na cidade e na área rural. São diversas cachoeiras, parques, além de riquezas naturais e culturais que proporcionam lazer e entretenimento, fazendo de Irati um destino turístico repleto de possibilidades para experiências interessantes
Nos meses de dezembro e janeiro, tradicionais períodos de férias, a escolha por viagens nem sempre é unânime. Alguns preferem explorar as opções locais ou regionais de lazer e cultura. Irati oferece uma gama de atrações, tanto em meio à natureza quanto no cenário cultural, para aqueles que optam por aproveitar as férias na cidade.
A professora de Educação Infantil Daiane Marczcaukowski da Luz é uma das pessoas que encontra refúgio em pontos turísticos de Irati, onde aproveita momentos tranquilos com seu filho. “Geralmente a gente vem aqui no Parque Aquático ou vai na Santa, porque são lugares gostosos de passar uma tarde, um tempinho. A gente sempre vem aqui para ler, porque é um lugar calmo, tranquilo; vem também para fazer piquenique, caminhadas, um passatempo, porque é um lugar muito bom”, conta Daiane, que é natural de São Mateus do Sul e reside em Irati há nove meses.
Ela comenta que neste período de férias preferiu a tranquilidade de Irati e que não pretende viajar. “O que mais atrai a gente aqui é o ambiente; nós gostamos muito de natureza, então sempre procuramos estar em locais assim”, cita a professora, acrescentando que pretende conhecer as cachoeiras do interior de Irati em breve.
Cachoeiras e turismo de aventura
Irati possui paisagens naturais exuberantes, incluindo belas cachoeiras. Uma das mais famosas está localizada no Distrito de Itapará, a aproximadamente 50 km do Centro de Irati. Leonardo Schenato Barroso, que atua na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, destaca esta e outras opções de lazer em Irati. “A Cachoeira do Itapará, apesar de ser bastante distante do Centro, é um lugar realmente muito bonito. Dá para passar uma tarde, já conhece também a Igreja Ucraniana Assunção de Nossa Senhora”, sugere.
Outra que se destaca é Cachoeira Fillus, localizada praticamente no coração de Irati. Embora atualmente esteja carente de manutenção para acolher moradores e turistas, o lugar, em épocas passadas, era ponto de encontro para os iratienses nos finais de semana. A queda d’água está inserida em uma propriedade particular – contudo, o acesso é livre – e fica próximo ao Morro da Santa.
Na comunidade do Pinho de Baixo, na área rural do município, a aproximadamente a 12 km do Centro da cidade há outra cachoeira bastante visitada. Ela tem conquistado crescente popularidade entre moradores locais e turistas, especialmente durante o período de férias de verão.
Explorando ainda mais o interior de Irati, a aproximadamente 30 km do Centro, na localidade de Cerro do Canhadão, um destino um pouco diferente tem começado a chamar a atenção dos entusiastas do turismo de aventura em meio à natureza. A Caverna do Canhadão, ainda pouco explorada, tem dimensões de 48 metros de largura por 52 metros de comprimento.
Percebendo o potencial turístico da região, Mario Kanarski estabeleceu um ponto de apoio em uma chácara de propriedade de sua família, nas proximidades do local. “O q