Férias no MON: primeiro dia do horário estendido atrai nova multidão ao museu

Por Redação 3 min de leitura

Até as 18h desta quinta-feira (23), 4.951 pessoas haviam passado pelo Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, estimuladas pela última semana das férias escolares, a gratuidade do ingresso e o horário prolongado de funcionamento, até as 20h.

 

O primeiro dia de horário estendido do Museu Oscar Niemeyer (MON) reuniu 4.951 pessoas até as 18 horas desta quarta-feira (23) – número que vai aumentar até o fim do expediente estendido, às 20h. Com o fim das férias escolares se aproximando, diversas famílias aproveitaram o dia de sol em Curitiba e a entrada gratuita para levar os pequenos para conhecer o maior museu de arte da América Latina. Até sábado (26), o MON funciona com horário estendido, das 10h às 20h. Além disso, o museu terá entrada gratuita a cada último domingo do mês a partir desta semana. 

Carla Arnold Reino, de 42 anos, veio de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com os pais e os sobrinhos Maria Heloísa, 11, e Bernardo Miguel, 7. É a primeira vez que eles visitam o MON. “Eles estão na última semana de férias e só ficavam no celular, e já fazia tempo que queríamos trazer eles para conhecerem, sair do aparelho, fazer algo diferente”, afirmou Carla. “Ser gratuito motivou bastante, tanto é que a fila está grande. Tem as oficinas, bastante coisa interessante e é bom eles conhecerem coisas diferentes também”.

Durante todo o dia, a fila para entrada no museu ocupava todo o vão livre e, em alguns momentos, chegava até a calçada da Rua Manoel Eufrásio.

A família de Elza Oliveira Alves, 47 anos, era uma delas. Natural da Bahia, há dois anos ela reside em Pinhais, também na RMC. “Eu vim no MON em 2011, a passeio com o meu esposo, e agora que estamos de férias, nós tínhamos que vir aqui trazer as crianças”, explicou, referindo-se aos filhos Anna Luiza, 10, e Eduardo, 12 anos. “Gosto muito de cultura, de arte, e isso me motivou a trazê-los, para que eles pudessem conhecer também.”

 “Eu já vinha programando há algum tempo para vir com eles nas férias, e a quarta-feira é ideal porque você consegue gastar com outras coisas, e não com a entrada. Nós somos três, então ficaria um pouco pesado. Com a gratuidade, fica acessível, faz toda a diferença”, acrescentou Elza.

Já do lado de dentro do MON, a família de André da Costa Oliveira, 57 anos, e Eliane Morais, 48, conhecia as obras de arte ao lado dos netos. “O Otávio tem 9 anos e nunca tinha ido ao museu, então aproveitamos para trazer ele, que tinha muita curiosidade”, contou Eliane. “Acho que iniciativas como essa [gratuidade às quartas] nós temos que valorizar. Quanto mais o governo puder contribuir para a cultura, melhor”, acrescentou André.

E os netos gostaram do passeio. “Nunca tinha vindo e gostei bastante daqui. Estou vendo coisas muito legais e muito curiosas também”, disse Otávio. O assunto com os colegas na escola já está garantido. “Vou falar para eles virem aqui para conhecer.”

HORÁRIO ESTENDIDO – O horário estendido do MON começou nesta quarta-feira (23) e segue até sábado (26). Durante este período, o público terá duas horas a mais do que o habitual para visitar o museu, das 10h às 20h, uma oportunidade extra para aproveitar as exposições