Férias escolares mudam o ritmo das famílias, que buscam alternativas para manter os filhos longe das telas
Muitos pais precisam continuar trabalhando nesse período em que escolas públicas e particulares estão em recesso. As famílias se reorganizam e buscam alternativas, como as Colônias de Férias e os passeios em praças e parques, para entreter as crianças e evitar o uso excessivo de celulares e tablets
As férias escolares de julho mudam o compasso da cidade. Em Irati, a pausa nas aulas traz efeitos que vão além das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) vazios, pois muda a rotina de muitas famílias, movimenta os espaços de lazer e fomenta negócios. Se para alguns esse é um período de descanso, para a maioria dos pais e mães representa um desafio logístico por conta do trabalho.
Neste ano, a coordenadora de vendas, Suele Machado de Souza, que trabalha no comércio há nove anos, está conseguindo aproveitar as suas férias com a filha, Lavínia Alves de Souza, de três anos, que é aluna no CMEI José Maria Orreda. “Desta vez, consegui tirar minhas férias junto com ela para poder aproveitar e ficarmos juntas”, conta.
As férias da pequena Lavínia estão mais especiais ainda porque sua mãe e seu pai, Leandro Alves de Souza, montador de móveis, decidiram aproveitar este momento com uma viagem para Foz do Iguaçu. “Estamos em viagem, aproveitando para levar ela conhecer as Cataratas do Iguaçu. Sei que ela é pequena e, provavelmente, não vai lembrar desta viagem quando crescer, mas terei fotos para mostrar quando ela entender e verá que, desde pequena, seus pais sempre a levaram para viajar e, juntos, conhecemos lugares maravilhosos”, destaca Suele.
Este é um momento único para a família, pois Lavínia frequenta o CMEI desde um ano de idade e, no mesmo período em anos anteriores, os pais precisaram contratar uma pessoa para cuidar da filha.
Colônias de Férias em alta
Nem todos os pais conseguem pausar e, para muitas famílias, a rotina continua. Com os CMEIs e escolas fechados, é preciso encontrar alternativas para cuidar das crianças. As colônias de férias, organizadas por empreendedoras locais, têm sido uma solução prática.
Na Pousada Senda do Sol, localizada no Pinho de Baixo, Tirciana Strege Bini, em parceria com a Chácara Girassol, promove a Colônia de Férias de julho pela segunda vez com amplo espaço ao ar livre e proposta de imersão com a natureza. Voltada para crianças de até 10 anos, a iniciativa garante dias cheios de atividades longe das telas.
“A nossa proposta é levar as crianças para brincar ao ar livre, com liberdade, segurança e contato direto com a natureza. A gente acredita muito no poder dessas experiências simples, mas marcantes”, explica Tirciana.
A programação inclui o transporte de van até a chácara, atividades como brincadeiras livres, caixa de areia, casinha, slackline, plantio na horta e até um dia especial para brincar com a bicicleta. As crianças também têm a oportunidade de conhecer animais de perto, caminhar por uma pequena trilha e desenvolver curiosidade pelo ambiente rural.
“Quando o grupo é maior, a gente organiza por atividade ou até por interesse. Respeitamos o tempo e o jeito de cada criança. Também acolhemos crianças atípicas, com necessidades especiais, sempre com muito carinho e atenção”, afirma a organizadora da Colônia de Férias. A a