facebook
04/09/2020

Feriado prolongado e restrições devido ao coronavírus: O que fazer?

Feriado prolongado e restrições devido ao coronavírus: O que fazer?

Feriado prolongado sempre foi sinônimo de viagem para grande parte das pessoas. Neste ano, o 7 de Setembro, feriado nacional em que se comemora a Independência do Brasil, é na próxima segunda-feira. Em algumas cidades, como Irati e Curitiba, o dia 8 de setembro também é feriado devido às comemorações do Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora da Luz. Com isso, neste ano, o feriado prolongado terá quatro dias. Entretanto, mesmo com todo este tempo livre, permanecem as restrições devido à pandemia do novo coronavírus. A maioria das praias paranaenses, por exemplo, ainda não pode ser frequentada pela população.

Também não haverá eventos cívicos. A Secretaria de Estado da Saúde publicou no dia 14 de agosto a Resolução de nº 978/2020 que em recomenda “aos cidadãos e autoridades que se abstenham de realizar ou participar de quaisquer eventos alusivos à Semana da Pátria, como desfiles, paradas, demonstrações e demais ações que possam causar concentração e aglomeração de público, devido ao risco de contaminação e transmissão do Coronavírus”.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, as recomendações quanto ao isolamento social são as mesmas desde o início da pandemia. “Precisamos reforçar o isolamento e diminuir a circulação de pessoas para que possamos passar por tudo isso o mais rápido possível”, disse o secretário.

Nas ruas de Irati, nossa equipe perguntou às pessoas quais eram os planos para o feriado prolongado. Confira as respostas.

Planos  para o feriado  

Nesse feriado vou ficar em casa, tomar cerveja e não pretendo receber visitas. Algumas pessoas ainda acabam indo na minha casa, mas não é mais aquela festa igual era antes da pandemia.

Márcia Rodrigues Lopes

 

Para mim vai ser normal, porque eu fico mais em casa, não vou viajar e como estou grávida não posso fazer nada diferente. Então, para mim vai ser normal, como se estivesse em quarentena mesmo.

Janaina Cristina Munhoz

 

Eu vou trabalhar no feriado, não vou viajar e nem fazer festas.

No trabalho os cuidados são tomados contra o coronavirus, sempre higienizando as mãos e sempre com a máscara. E os clientes também têm respeitado tudo isso.

Solange de Fátima – Funcionária de uma panificadora

 

É complicado. A gente já está estressada de ficar só fechado em casa, sem poder viajar, sem poder sair. É complicado, mas fazer o que? Tem que ter fé em Deus, que isso um dia acaba e a gente continua.

Sandra Eliane do Amaral

 

Para mim é normal, porque eu sempre passei com a minha família e a gente sempre ficou meio isolado. Então a gente vai estar junto como sempre foi.

Nycolas Matheus Sampaio

 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos pessoas: Daniela de Mello/Hoje Centro Sul

Foto: Pixabay

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS