Fecomércio estima elevada contratação de temporários

Por Redação 2 min de leitura

Sondagem da Fecomércio PR mostra que 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários em 2021

O Paraná terá o maior nível de contratações de funcionários temporários dos últimos sete anos segundo sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). De acordo com o levantamento, 37,5% das empresas do setor terciário pretendem contratar temporários neste ano. Essa tendência segue a projeção brasileira feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela qual o Paraná é quarto estado com maior previsão de contratação em 2021, com 7,19 mil vagas.

Na segmentação por setores, o comércio deve fazer o maior número de admissões de temporários, com 41,3%, ante 27,3% entre as empresas de serviços e 36,4% nas de turismo.

Número de contratações

Este ano também serão contratadas mais pessoas. Em 2020, a média de contratação era de 2 a 3 temporários e em 2021 será de 4 trabalhadores. A maior parte das empresas (40,9%) planeja contratar de 2 a 5 pessoas e outras 36,4% devem fazer apenas uma contração. Os estabelecimentos que intencionam admitir mais do que dez trabalhadores correspondem a 12,1%.

Vagas ofertadas

A maior parte das vagas ofertadas serão para a função de vendedor, com 57,6%, seguidas por atendente geral (33,3%), caixa (21,1%) e estoquista (12,1%). E as chances de efetivação são bastante altas, com 81,8%. 

Texto: Assessoria Fecomércio

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul