facebook
01/11/2021

Exemplo de superação marca comemorações do Dia do Servidor Público em Fernandes Pinheiro

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro proporcionou palestra motivacional com Tiago Linck aos servidores públicos

Exemplo de superação marca comemorações do Dia do Servidor Público em Fernandes Pinheiro

Para celebrar o Dia do Servidor Público, 28 de outubro, os funcionários da Prefeitura de Fernandes Pinheiro tiveram a oportunidade de conhecer a história de aceitação e superação de Tiago Linck, que nasceu sem os braços e sem as pernas. Hoje, com 14 anos de idade ele realiza palestras para motivar as pessoas, a partir do seu exemplo. As palestras ocorreram nos dias 25 e 26, para que todos os servidores do município pudessem participar. 

“Estávamos procurando algo diferente para fazer para os funcionários públicos, depois de toda essa pandemia que trouxe muitas incertezas na vida de todos”, conta a prefeita, Cleonice Schuck. Ela conheceu a história de Tiago e da família Linck através da internet e entrou em contato com eles para que pudessem expor aos servidores a forma como enfrentam e superam os desafios. “Vejo que foi de muito proveito, um repasse de uma história de vida que nos faz refletir muito sobre nossas atitudes e pensamentos no dia a dia. O Tiago tem uma força de vontade, uma luz muito grande e uma energia positiva que contagia a todos”, destaca a prefeita.

O menino busca oportunidades em meio às dificuldades e entende que foi preciso nascer assim para despertar a motivação em outras pessoas. “É preciso acreditar e criar uma vida que você ama, caso não esteja encontrando uma saída agora não quer dizer que ela não existe, eu nasci sem os braços e sem as pernas para que as obras de Deus fossem em mim reveladas, somente assim eu poderia usar meu corpo incomum  para desertar o espírito da luz que há no interior de cada um”, disse Tiago durante a palestra.

A história do menino teve início quando a  família Linck foi surpreendida ao saber que o filho nasceria sem braços e sem pernas.  Desde que o bebê chegou, os pais e as irmãs passaram a fazer o possível para melhorar a vida dele. Hoje, Tiago vai para a escola, consegue se equilibrar na cadeira de rodas, sabe nadar, escrever com a boca e tem uma vida cheia de saúde e alegria. Além disso, Tiago percorre o Brasil, acompanhado pela família, ministrando palestras motivacionais.

“O que nos deixa muito felizes é receber mensagens de pessoas que mudaram de vida depois que participaram de uma palestra do Tiago. Há poucos dias recebemos uma mensagem de um senhor de São Paulo, que viu um vídeo do Tiago no YouTube. Ele contou que estava pronto a desistir da vida e sair andar pela rua, abandonar a família, mas quando viu que o Tiago tem o amor tão grande da família, percebeu a importância da família dele e decidiu mudar de vida” relata o pai de Tiago, Jair Linck. Ele também contou sobre o caso de uma adolescente depressiva que tentou suicídio várias vezes e após conhecer o menino percebeu que seus problemas são pequenos e passou a ter mais amor pela vida.

As palestras começaram a fazer parte do cotidiano da família Linck depois que Tiago participou do programa Caldeirão do Huck, em 2016, para conhecer um australiano que nasceu com a mesma síndrome. Então, Tiago decidiu que queria ser palestrante e iniciou a carreira contanto seu exemplo de superação nas escolas. Hoje, a família que mora no Rio Grande do Sul, na cidade de Tiradentes do Sul, já realizou mais de 200 palestras.

A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Fernandes Pinheiro, Noeli Elizabete Filus, assistiu a palestra e afirma que o exemplo de Tiago é muito valioso, principalmente para a equipe que trabalha com pessoas com deficiência física e/ou intelectual. “Nós que trabalhamos com pessoas que têm limitações físicas ou intelectuais ficamos ainda mais motivados em perceber que é possível alcançar grandes conquistas. Ele é um exemplo que lembra a realidade da nossa escola”, diz Noeli.

Ela destaca que a história do menino proporciona a todos reflexões sobre os valores de vida.  “Achei que valeu muito a pena, porque precisamos desses lembretes de muita gratidão, otimismo, fé e esperança, para termos uma vida mais feliz, que traz realizações com o pouco que temos. Na correria do dia a dia podemos nos esquecer do quanto somos agraciados, a começar pelo fato de respirar, ter um trabalho, uma família, são muitas coisas que nos esquecemos de agradecer a Deus”, ressalta a diretora.

Contato

Para conhecer mais sobre o Tiago Linck basta acessar seu canal no YouTube: Tiago Link e/ou acompanhá-lo nas redes sociais Facebook: Tiago Link e no Instagram: @lincktiago. Os interessados em convidar a família Linck para palestras podem entrar em contato pelo telefone (55) 99614-2474.

Texto/Fotos: Cibele Bilovus/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS