facebook
26/10/2021

Evento propõe reflexões sobre novos caminhos do ensino

Realizado pelo Sicredi, Summit Educação é voltado a professores e profissionais da área e conta com a presidente do Instituto Sidarta, Ya Jen Chang, o escritor Caio Dib e o rapper Gabriel, o Pensador entre os convidados

Evento propõe reflexões sobre novos caminhos do ensino

Reconhecer, ressignificar e revolucionar o ensino. Com essas reflexões, a Central Sicredi PR/SP/RJ realiza, nesta quinta-feira, 28 de outubro, mais uma edição do Summit Educação. O evento on-line, que tradicionalmente é voltado aos professores que participam do Programa A União Faz a Vida (PUFV), esse ano também estará aberto a todos os profissionais que atuam na área de educação. 

O Programa A União Faz a Vida é realizado há mais de 25 anos pelas cooperativas do Sicredi. Com uma metodologia própria, o projeto propõe uma aprendizagem participativa que já envolve mais de 2,6 mil escolas e cerca de 150 mil educadores de todo o país. “A iniciativa possibilita uma maneira diferente de ensinar e aprender a partir do engajamento de uma rede de compromisso formada por assessores pedagógicos, gestores das escolas, apoiadores e, claro, pelos professores, alunos e familiares. Por isso, para nós do Sicredi é tão importante mantermos a conexão com a comunidade acadêmica, visando um ensino cada vez mais baseado nos conceitos de cooperação e cidadania”, afirma o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock. 

Programação 

A jornalista especializada em educação e direitos humanos Marta Avancini abre a programação da primeira parte do evento com reflexões sobre a importância da educação para a transformação. O bloco com o tema “Reconhecer” terá, também, a participação de Ana Cardoso, autora do best seller “A mamãe é rock”, que ajudará a trazer para o debate a visão dos pais na educação. Para somar com o olhar da comunidade e do educador, o professor de filosofia Audino Vilão, que ficou conhecido na internet por descomplicar conceitos filosóficos de pensadores como Nietzsche e Aristóteles, participa do evento, que também trará a perspectiva de religiosas e professoras que atuam na Institution Sacré Coeur de Jésus - escola de Porto Príncipe, no Haiti, que trabalha com o PUFV desde 2019.

Para ajudar a debater a importância de ressignificar os processos de aprendizagem, a mestre em Educação pela Universidade de Harvard e presidente do Instituto Sidarta, Ya Jen Chang, abordará o potencial dos indivíduos e a neurociência. O segundo bloco do evento ainda contará com a participação do designer de serviço em educação, autor e co-autor de seis livros na área, Caio Dib. O especialista viajou por cinco meses para conhecer as práticas educacionais mais inovadoras desenvolvidas em diferentes regiões do Brasil, e, durante o encontro virtual, vai compartilhar sua experiência pessoal e profissional para abordar as diferentes oportunidades em educação. 

O Summit Educação ainda irá proporcionar momentos de interação entre participantes e convidados, além de exibir depoimentos de educadores que trabalham com o Programa A União faz a Vida para a promoção de uma educação mais colaborativa, ética e empreendedora. O encerramento contará com a participação do rapper e escritor Gabriel, o Pensador, que vai trazer "um presente em forma de rima para os educadores".  

Serviço:

Summit Educação - Sicredi

Evento on-line para professores do Programa A União Faz a Vida e profissionais que atuam na área de educação. 

Data: quinta-feira, 28 de outubro

Horário: 18h

Inscrições pelo site summitsicredi.com/educacao

Texto/Foto: Assessoria Sicredi

COMENTÁRIOS