Estudantes e professores se preparam para o início do ano letivo na próxima semana

Por Redação 3 min de leitura

Às vésperas do retorno às aulas, a expectativa cresce entre estudantes, pais e gestores educacionais. Nas escolas municipais da região, professores e equipes de apoio já estão preparados para receber os alunos; na rede estadual, investimentos, reformas e melhorias destacam os colégios que fazem parte do Núcleo Regional de Irati

Na próxima semana, alunos das escolas municipais e estaduais retornam às salas de aula. Os professores e funcionários já estão trabalhando para recepcionar os estudantes, muitos deles ansiosos para voltar à rotina, como a aluna Joana Robertina Silveira.

“Ela está bem animada, bem ansiosa. Ela vai bem em todas as matérias, não gosta de faltar. Até em dias de chuva ela vai para a escola. Ela tem bastante amizade com os alunos e os professores também gostam bastante dela”, conta Rosana de Fátima dos Santos, mãe de Joana – que está matriculada na Escola Municipal Ana Amaral Gruber, em Irati.

“As aulas voltam dia 5 de fevereiro e eu vou para o 4º ano. Eu gosto de Português, matemática e Educação Física. A maioria das minhas notas são 10”, diz Joana, que também relata estar com saudades dos amiguinhos.

Irati

Em Irati, a secretária municipal de Educação Jandira Terezinha Girardi destaca que no município a prioridade é assegurar que pais e alunos tenham uma experiência educacional de qualidade, tanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) quanto nas escolas. “Pais e alunos podem esperar um ano promissor, muito bem trabalhado, para que todos tenham uma aprendizagem de qualidade em CMEIs e escolas. Não haverá mudança na metodologia de ensino, estamos avançando em nossos objetivos, mas claro que se faz necessário mudanças na maneira de passar os conteúdos para os alunos, porque todos temos um jeito próprio de aprender”, descreve a secretária.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Na rede municipal de Irati são aproximadamente 7 mil alunos que devem iniciar as aulas no começo de fevereiro. Para os estudantes que moram a mais de 2 quilômetros de distância da escola, a secretária de Educação explica que continua garantido o transporte escolar. Ela afirma também que o número de professores é suficiente para atender toda a demanda. “Os professores que estão se aposentando ou pedindo exoneração serão substituídos por outros do concurso, assim como foram chamados mais profissionais para atuarem em um novo CMEI que já atenderá as crianças no dia 5 de fevereiro”, cita.

Pais de alunos que ainda não matricularam os filhos nas escolas municipais ou CMEIs de Irati devem comparecer na instituição mais próxima de sua casa e, na ausência de vagas, procurar a Secretaria Municipal de Educação.

Rebouças

Em Rebouças os alunos da rede municipal de ensino vão voltar às salas de aula no dia 8 de fevereiro. A secretária municipal de Educação, Elismara Cristina Gempka Teixeira confirmou que neste ano haverá a distribuição de kits escolares para todos os alunos, além da entrega de um novo item no uniforme escolar.