facebook

Estudantes e professores se preparam para o início do ano letivo na próxima semana

03/02/2024

Estudantes e professores se preparam para o início do ano letivo na próxima semana

Às vésperas do retorno às aulas, a expectativa cresce entre estudantes, pais e gestores educacionais. Nas escolas municipais da região, professores e equipes de apoio já estão preparados para receber os alunos; na rede estadual, investimentos, reformas e melhorias destacam os colégios que fazem parte do Núcleo Regional de Irati

Na próxima semana, alunos das escolas municipais e estaduais retornam às salas de aula. Os professores e funcionários já estão trabalhando para recepcionar os estudantes, muitos deles ansiosos para voltar à rotina, como a aluna Joana Robertina Silveira.

“Ela está bem animada, bem ansiosa. Ela vai bem em todas as matérias, não gosta de faltar. Até em dias de chuva ela vai para a escola. Ela tem bastante amizade com os alunos e os professores também gostam bastante dela”, conta Rosana de Fátima dos Santos, mãe de Joana – que está matriculada na Escola Municipal Ana Amaral Gruber, em Irati.

“As aulas voltam dia 5 de fevereiro e eu vou para o 4º ano. Eu gosto de Português, matemática e Educação Física. A maioria das minhas notas são 10”, diz Joana, que também relata estar com saudades dos amiguinhos.

Irati

Em Irati, a secretária municipal de Educação Jandira Terezinha Girardi destaca que no município a prioridade é assegurar que pais e alunos tenham uma experiência educacional de qualidade, tanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) quanto nas escolas. “Pais e alunos podem esperar um ano promissor, muito bem trabalhado, para que todos tenham uma aprendizagem de qualidade em CMEIs e escolas. Não haverá mudança na metodologia de ensino, estamos avançando em nossos objetivos, mas claro que se faz necessário mudanças na maneira de passar os conteúdos para os alunos, porque todos temos um jeito próprio de aprender”, descreve a secretária.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Na rede municipal de Irati são aproximadamente 7 mil alunos que devem iniciar as aulas no começo de fevereiro. Para os estudantes que moram a mais de 2 quilômetros de distância da escola, a secretária de Educação explica que continua garantido o transporte escolar. Ela afirma também que o número de professores é suficiente para atender toda a demanda. “Os professores que estão se aposentando ou pedindo exoneração serão substituídos por outros do concurso, assim como foram chamados mais profissionais para atuarem em um novo CMEI que já atenderá as crianças no dia 5 de fevereiro”, cita.

Pais de alunos que ainda não matricularam os filhos nas escolas municipais ou CMEIs de Irati devem comparecer na instituição mais próxima de sua casa e, na ausência de vagas, procurar a Secretaria Municipal de Educação.

Rebouças

Em Rebouças os alunos da rede municipal de ensino vão voltar às salas de aula no dia 8 de fevereiro. A secretária municipal de Educação, Elismara Cristina Gempka Teixeira confirmou que neste ano haverá a distribuição de kits escolares para todos os alunos, além da entrega de um novo item no uniforme escolar. “O ano letivo iniciou dia 1 de fevereiro com a semana pedagógica dos professores e funcionários da Educação. No dia 8, os alunos da rede municipal serão recebidos nas escolas e CMEIs. Para 2024 teremos novamente os kits escolares para todos os alunos, uniformes para os alunos entrantes e a novidade é que terão os tênis para todos os alunos”, destaca a secretária.

A rede municipal de ensino de Rebouças conta com aproximadamente 245 funcionários entre professores, auxiliares operacionais, secretários escolares e motoristas, que atendem cerca de 1.800 alunos. Elismara destaca alguns dos programas e atividades que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo com os alunos. “Continuaremos desenvolvendo o trabalho pedagógico entre outros programas com alfabetização, letramento, fluência e também com as apostilas do Aprende Brasil”, cita.

De acordo com ela, o transporte escolar e a merenda já estão organizados para atender às crianças. Além disso, todas as escolas do município contam com o sistema de monitoramento, muro virtual e botão do pânico para maior segurança dos funcionários e alunos. “Nossos professores e funcionários estão prontos para desenvolver em nossas crianças o máximo do seu potencial. Nós entendemos que a educação infantil e o ensino fundamental são a base do estudo. Sem ela não existirá o ensino médio e tampouco o superior. Temos um time de educadores que faz sim a diferença na vida de nossos alunos, pois acreditamos que é na sala de aula que se forma um cidadão e se muda uma nação”, finaliza Elismara.

Rio Azul

Em Rio azul a volta às aulas da rede municipal acontece no dia 5 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as famílias não vão precisar se preocupar com a compra de materiais escolares. “Para o início do ano letivo, os nossos pais vão chegar até a escola com as crianças e lá eles vão encontrar a escola organizada, os kits escolares em cima das carteiras, completo, e também as mochilas que os professores observarem que estão danificadas e que precisarem ser trocadas”, explica a secretária municipal de educação, Adriana Petreski Plodoviski Rymsza.

A rede municipal de ensino atende mais de 1.400 alunos que, além dos kits de materiais, receberão uniformes. “Este ano, cada criança da rede municipal vai receber jaqueta, duas camisetas, calça, calção, tênis, meia e garrafinha d'água. Tudo isso vai ser entregue pelo prefeito Leandro Jasinski nas escolas pessoalmente. É um trabalho que a gente faz com muito carinho para que nossas crianças sejam atendidas igualitariamente”, afirma a secretária.

Adriana destaca também que haverá uma ampliação no quadro de professores e em salas de apoio. Além disso, uma das novidades será o início da educação integral ne Escola Anahir de Oliveira Lima, na localidade de Invernada, que contará com 52 vagas, sendo a primeira instituição pública desta modalidade no município.

Já nas creches municipais, a secretária de Educação assegura que não existe mais lista de espera para crianças de zero a três anos que necessitem dessas instalações.

Ela destaca também a compra de novos ônibus escolares. “Nós também temos o transporte escolar hoje com uma novidade, nós estamos recebendo agora no início do mês de fevereiro 4 ônibus e daqui um tempo mais um ônibus. Tivemos uma licitação muito bem feita, muito concorrida e com isso, vamos conseguir comprar 5 ônibus, o que vai dar uma melhoria muito grande em relação ao transporte escolar”, avalia Adriana. Segundo ela, toda equipe está muito entusiasmada para o retorno da atividades.

Inácio Martins

Em Inácio Martins as aulas também voltam dia 5 de fevereiro. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, sobram vagas tanto em CMEIs como nas escolas. Uma das novidades será uma escola em período integral, a Escola do Campo Nossa Senhora Aparecida. “Esse ano é o primeiro ano que o município de Inácio Martins terá a escola em tempo integral no ensino fundamental e também na educação infantil 4 e 5. Nós temos 60 crianças que iniciarão às 8 horas da manhã e ficarão até às 17h. É uma conquista para o nosso município, é um projeto piloto, e eu acredito que vai dar muito certo”, avalia a secretária municipal de Educação Marinalda Fernandes.

A rede municipal conta com 1.280 alunos. De acordo com a secretária, houve a instalação de parquinhos em todas as escolas e os CMEIs contam com o playground para as crianças. Já o transporte escolar será feito através de 12 linhas do município, além de linhas com ônibus  terceirizados. “Todas de alta qualidade para que os nossos alunos tenham segurança para chegar até a escola”, afirma.

Marinalda destaca também que houve a contratação de uma nutricionista para garantir a qualidade da merenda escolar. Além disso, aconteceu a chamada de 24 professores para suprir os que estavam faltando. “Também chamamos do PSS para suprir as vagas que a gente tinha dentro do município. Nós temos professores efetivos, temos professores que estão assumindo o concurso nesse ano e temos também os professores PSS. Contratamos também estagiários para ajudar e acompanhar os professores no trabalho em sala de aula”, descreve. Ela complementa que também foram chamados mais cinco servidores que atuarão na limpeza e serviços gerais das escolas.

Rede Estadual de Ensino

Na rede estadual de ensino as aulas voltam na próxima segunda-feira (5). De acordo com o Núcleo Regional de Educação (NRE), que abrange colégios de Irati e mais oito municípios, professores, diretores, equipe pedagógica, funcionários e colaboradores já estão trabalhando na semana pedagógica desde o dia 1º de fevereiro.

De acordo com o chefe do NRE de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, o cenário educacional no Paraná está passando por significativas melhorias com diversos investimentos. Ele destaca a contratação de novos professores para os colégios da região e também do estado. “Nós tivemos agora a contratação de 28 servidores efetivos e creio que em maio, agora, terá chamado de mais 1.150 para todo o Paraná, reforçando o quadro e a garantia do professor estar trabalhando”, afirma.

Marcelo ressalta também investimentos em infraestrutura. “De 2019 até agora, foram investidos R$ 22 milhões só no Núcleo Regional de Irati, nos nove municípios que pertencem. É um grande investimento na infraestrutura, reformas, reparos e substituições de salas de madeira. Nós zeramos as salas de madeira. Agora é utilizado um sistema norte americano, em que são construídas, em 60 dias, salas frescas e arejadas”, destaca Marcelo, que complementa que a sede do Núcleo, um edifício com mais de 70 anos, também está passando por reformas e melhorias.

Segundo ele, os colégios também receberam novos computadores, agora mais rápidos, para complementar os laboratórios das instituições. “Nós trabalhamos muito forte com isso para que a gente consiga ter essa resposta e utilizar as metodologias como construções ativas do conhecimento, para que o estudante, além do potencial das salas de aula, em que o professor tem toda uma dinâmica, tenha um acompanhamento pelos nossos tutores nas plataformas de aprendizagem, principalmente os menos favorecidos, que possam ter acesso à tecnologia”, descreve.

Segurança

No ano passado, ataques em escolas em algumas regiões do país evidenciaram a necessidade da criação de planos e investimentos na segurança das instituições. Além do trabalho integrado das forças de segurança, Marcelo explica que a cooperação entre pais e professores para identificar possíveis riscos é fundamental. “A segurança é uma premissa bem complexa. Ela requer de várias instâncias. No ano passado nós tivemos a forte atuação do governo do Estado, secretário de Estado da Educação, toda a equipe da Seed, do Núcleo e principalmente a Polícia Civil e Polícia Militar, o Ministério Público e Conselho Tutelar, trabalhando e operando juntos. É importante que os pais nos ajudem nesse processo. Sempre que tiver algo diferente com relação aos filhos, uma certa ansiedade, uma insegurança, comunicar às instituições escolares, ao núcleo, ou à própria polícia, dependendo das situações. É preciso prestar atenção e trabalhar coletivamente”, sugere o chefe do Núcleo Regional de Educação de Irati.

Ele ressalta, ainda, a importância do cuidado dos pais no enfrentamento da ausência escolar motivada por razões consideradas menos relevantes. “Lugar de nossos estudantes é na sala de aula. Às vezes tem uma chuvinha, a família diz: ‘Não vá hoje não, você pode faltar’. Cada aula que o estudante está indo é um conhecimento a mais e, às vezes, é uma diferença na vida dele lá na frente, no vestibular, num concurso”, comenta Marcelo, acrescentando o pedido para que os pais observem os livros dos filhos, os cadernos e ajudem no processo educacional.

 “Outro pedido especial aos pais é que venham nas reuniões, frequentem as suas escolas, conversem com seus diretores, apoiem os diretores, apoiem os professores, sejam parceiros nesse processo. Se trabalharmos juntos, nos tornamos invencíveis, mas sozinhos somos uma ilha, isolados, não fazemos nada. Juntos, em sociedade, construímos o que chamamos de educação pública com eficiência, qualidade e compromisso com a sociedade”, finaliza.

Texto: Lenon Diego Gauron

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1602 - Já nas bancas, venha conferir as notícias de hoje!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580