19/12/2023
A Associação Cultural e Esportiva União dos Amigos das Crianças de Irati, conhecida como Escolinha União Irati, capacita aproximadamente 50 crianças de comunidades locais por meio do futebol e iniciativas sociais
A Associação Cultural e Esportiva União dos Amigos das Crianças de Irati, mais conhecida como Escolinha União Irati, tem sido um farol de oportunidades para dezenas de crianças da cidade. Fundada oficialmente em 2005, inicialmente direcionada às comunidades do bairro Dallegrave e Pedreira, a associação tem como principal objetivo ajudar a promover os direitos das crianças por meio de uma variedade de atividades, incluindo o futebol infantil.
Atualmente, o projeto acolhe cerca de 50 crianças, a maioria delas provenientes de famílias de baixa renda. Todos os domingos, das 9h às 11h30, o campo suíço do Parque Aquático se torna o palco dessas atividades, onde participam de treinos de futebol. Após as atividades esportivas, as crianças são agraciadas com um lanche, cortesia da associação, e muitas vezes, fruto das doações de apoiadores do projeto como Joel Domingues.
Joel é vice-presidente da associação e ressalta a importância do auxílio dos amigos para a causa social: "Tudo o que nós temos nas associações são as pessoas, os amigos que dão para nós. Trabalhamos pela causa dessas crianças que não têm muitas oportunidades", explica.
Buscando ampliar seu impacto social, a associação tem planos ambiciosos para o futuro. Um deles é obter um terreno próprio para a construção de um campo de futebol, além de outros investimentos direcionados ao benefício das crianças. Joel revela que um projeto para a doação de um terreno à entidade já está em tramitação na Câmara Municipal.
Unindo esforços
A atuação da associação vai além do esporte. Diversos trabalhos sociais são realizados em prol das comunidades atendidas, incluindo arrecadação de roupas destinadas às pessoas dessas localidades.
Recentemente, a associação reuniu aproximadamente 120 pessoas ao servir um almoço para as crianças e seus familiares no último dia 03 de dezembro. De acordo com o vice-presidente, esses eventos não apenas promovem a integração entre os membros da comunidade, mas também fortalecem os laços de apoio e solidariedade entre aqueles que compartilham o mesmo propósito: o bem-estar das crianças acolhidas.
Natal
Com o intuito de levar um pouco de alegria natalina, a associação está arrecadando balas e doces até o dia 23 de dezembro. Joel, que planeja se vestir de Papai Noel, deseja distribuir as guloseimas para as crianças de diferentes bairros de Irati.
Aqueles que desejarem contribuir com a doação de doces podem entrar em contato através do WhatsApp (42) 99874-7108.
Texto: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul
Fotos: Divulgação