Escolas estaduais do NRE de Irati recebem tablets para auxiliar na aprendizagem dos alunos
A Secretaria de Estado da Educação fez a entrega de tablets para as escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati no último dia 27. O evento ocorreu nas dependências da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças e contou com a presença da vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, do chefe do NRE de Irati, Marcelo Fabricio Chociai Komar, da desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Rosemarie Diedrichs Pimpão, de vereadores e de representantes de deputados estaduais e federais.
Ao todo, o NRE de Irati recebeu 2.731 tablets, no valor unitário de R$1.970,00. Para o chefe do NRE, a entrega dos equipamentos demonstra o compromisso do Estado em garantir uma educação de qualidade e preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do mundo digital. “A chegada dos tablets às escolas do Núcleo Regional de Educação de Irati é um investimento valioso no futuro dos nossos estudantes. Essa ferramenta tecnológica permitirá o acesso facilitado aos recursos educacionais digitais, como livros eletrônicos, aplicativos educativos e plataformas educacionais, enriquecendo assim todo o processo educacional”, destaca Marcelo Komar.
Com os tablets, os estudantes terão a oportunidade de explorar um mundo de conhecimento ao alcance de suas mãos, expandindo seus horizontes e desenvolvendo habilidades digitais essenciais para o século XXI.
O representante do deputado federal Sandro Alex, Ciro Ivatiuk foi um dos participantes do evento. Filho, neto e bisneto de professoras, ele aproveitou a ocasião para enaltecer a importância do trabalho dos profissionais da educação e destacar que é através deles que os estudantes tem acesso a um dos bens mais valiosos que existe, o conhecimento.
Combate ao trabalho infantil
Durante o mesmo evento, ocorreu a entrega da premiação do concurso promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, por meio do Programa do Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.
O programa abrange uma série de ações, voltadas para a realização de debates nas escolas da rede estadual, sobre temas relativos aos direitos da criança e do adolescente – especialmente os relacionados à erradicação do trabalho infantil.
No ano de 2022, alunos da rede estadual de ensino de Irati e região participaram do projeto e, no evento foi realizada a premiação daqueles que tiveram seus trabalhos selecionados.
Na categoria desenho, a vencedora foi a aluna Thatiane Farias dos Santos, estudante em 2022 do 9º ano do CE Cívico-Militar Professora Maria Ignácia, município de Rebouças, e sua professora, Dania Cabral.
Na categoria Poema, foi premiada a aluna Milena Rodrigues Cordeiro, estudante em 2022 do 6º ano do CE Getúlio Vargas, município de Fernandes Pinheiro e sua professora, Jocemara de Fátima Ferreira.
Da Redação/Hoje Centro Sul

