facebook

Erasto Gaertner Irati agora é Centro de Saúde e funciona em nova estrutura

14/03/2022

Erasto Gaertner Irati agora é Centro de Saúde e funciona em nova estrutura

Pacientes do Erasto Gaertner em Irati e região têm um novo local de atendimento no município. Todo o serviço oferecido pela Unidade Irati está sendo realizado nas instalações do Hospital Agnus Dei, agora Centro de Saúde Erasto Gaertner (CSEG),no bairro Canisianas.

O projeto Erasto Mais Perto de Você ampliou a sua rede de atendimento em Irati e oferecerá atendimento ao público com especialidades médicas gerais para convênios e particular. O atendimento oferecido inclui internações em apartamentos individuais ou enfermaria, exames de endoscopia, colonoscopia e eletrocardiograma e atendimento clínico e cirúrgico em: urologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia,obstetrícia, gastroenterologia, geral, plástica, angiologia, vascular e anestesiologia. Há, ainda, os atendimentos ambulatoriais (retornos cirúrgicos, administração de medicamentos e pequenos procedimentos).

No novo local de atendimento, todos os serviços da assistência à saúde do Erasto também continuarão a ser oferecidos: oncologia clínica, seguimento, primeiro atendimento, nutrição, procedimentos enfermagem, coleta de exames laboratoriais, farmácia, Gisto (Grupo Interdisciplinar de Suporte Terapêutico Oncológico) e infusão de antineoplásico.

“É importante ressaltar que o Centro de Saúde Erasto Gaertner não atende apenas a Oncologia, pois fizemos uma junção de atendimento de todo o portfólio que o Hospital Agnus Dei já oferecia abrangendo tanto pacientes oriundos do CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde) quanto de convênios e particulares, para atendimentos de especialidades médicas gerais”, disse o diretor-geral de unidades externas do Complexo de Saúde Erasto Gaertner, Heleno de Sousa Faria.

Obras

A infraestrutura do Centro de Saúde Erasto Gaertner será assim mantida até que comecem as obras da reforma previstas para ainda este primeiro semestre. O propósito das melhorias é oferecer atendimento a 100% da população da 4ª Regional de Saúde, no que se refere à Oncologia.

“No total, 75% dos pacientes oncológicos de todos esses municípios são atendidos pela unidade. Com o novo local (CSEG), a meta é expandir essa porcentagem para 100%, tendo o apoio do Governo do Estado do Paraná, evitando que os pacientes saiam de suas cidades, diminuindo gastos com transporte, entre outros e, ainda, mantendo esses pacientes perto de suas famílias nesse momento tão desafiador que é o tratamento do câncer”, completa o presidente executivo do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.

Dúvidas frequentes:

1 – O que muda para o paciente com a migração do serviço na Unidade do Erasto para as instalações do Centro de Saúde?

O atendimento permanece da mesma forma. Toda a estrutura foi trazida para o Centro de Saúde Erasto Gaertner.Nenhum serviço deixará de fazer parte do escopo, pelo contrário, ainda mais assistência e segurança será proporcionado aos pacientes oncológicos atendidos.

2 – Sou paciente SUS oncológico. Continuo o tratamento normalmente? Quais são os atendimentos previstos?

Sim, o atendimento de pacientes oncológicos continua o mesmo, são aqueles encaminhados através do código de transação. Entre os serviços, estão consulta de oncologia clínica, seguimento, primeiro atendimento, nutrição, enfermagem, farmácia, Gisto (Grupo Interdisciplinar de Suporte Terapêutico Oncológico), infusão de antineoplásico e procedimentos de enfermagem.

 3 – Fui encaminhado do posto de saúde da minha cidade para a Unidade  Erasto Irati. E agora?   

Nada muda, apenas o endereço. Quando um paciente é encaminhado para a oncologia, o setor de marcação de cada município é encarregado de solicitar o código de transação para 4ª Regional. Quando o paciente recebe o código, então é agendada a consulta de primeiro atendimento no Centro de Saúde Erasto Gaertner.

O endereço do Centro de Saúde Erasto Gaertner é:Rua Albino Grigoletti, 105, Canisianas, Irati.

4 Quero atendimento particular na Oncologia.Como devo proceder?

Você pode agendar consulta pelos telefones: 3132-6000, (42) 99909-0154 (WhatsApp),

(42) 3132-6400, (42) 3422-2800 e (42) 3422-3564. Também pode ir pessoalmente ao endereço do Centro: Rua Albino Grigoletti, 105, Canisianas, Irati.

5 – Sou paciente SUS oncológico. As especialidades oncológicas que já existiam na Unidade de Irati estão inclusas nessa mudança?

Sim, todas as especialidades oncológicas antes realizadas na Unidade Irati foram migradas para a unidade Agnus Dei.

6 – Como entro em contato com o Centro de Saúde Erasto Gaertner em Irati?

Por meio dos telefones (42) 99909-0154(WhatsApp), (42) 3132-6000, (42) 3132-6400, (42) 3422-2800 e (42) 3422-3564 

7 – As especialidades médicas e exames que antes eram atendidas no Agnus Dei continuam? Como agendar?

 Sim, (42) 99909-0154 (WhatsApp), (42) 3132-6000, (42) 3132-6400, (42) 3422-2800, (42) 3422-3564. 

8 – Sou paciente SUS e preciso de atendimento que não é oncologia.O Centro é local para o encaminhamento da Unidade de Saúde?

OCentro de Saúde Erasto Gaertnernão é local de encaminhamento para esse caso. Ele oferece atendimento não oncológico para clientes de convênios, particular e pelos Consórcios Intermunicipais de Saude - CIS/SUS.

Texto: Assessoria

Foto: Arquivo/Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580