Equipe iratiense acumula pódios em categoria de acesso àStock Car

Por Redação 3 min de leitura

Formada pela família Gomes, a equipe de automobilismoSG Racing tem se destacado na Stock Light, categoria de acesso à Stock Car

Prestes a completar um ano de funcionamento, a equipe SG Racing, formada por iratienses, tem acumulado diversos pódios na Stock Light, categoria de acesso à Stock Car.

Um dos pódios foi no domingo (07) no autódromo de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, onde foi realizada a primeira etapa da temporada 2019 da Stock Light. Os pilotos da equipe, Vitor Batista e Marco Cozzi,ficaram respectivamente, em 1º e 2º lugar.

A vitória marcou algo inédito para uma equipe na categoria. “Fomos a primeira equipe que fez uma dobrada”, conta o administrador da equipe, Edgard Gomes Neto (Kinho).

A próxima etapa acontece no dia 19 de maio, em Goiânia.

Temporada 2018

No primeiro ano disputando as provas na categoria, a equipe conseguiu se destacar, apesar de ter começado a competir em maio, quando o campeonato já havia iniciado. Mesmo sem ter participado de várias provas, a equipe iratiense conseguiu se classificar em segundo lugar já na primeira corrida em Londrina.

“Durante todo o ano, antes da etapa de Interlago, sempre ficamos entre os top 10, e em Interlago fechamos em terceiro lugar”, comentou Kinho.

A equipe terminou a temporada em sétimo lugar, com quatro corridas a menos do que as demais equipes.

Aprendizado

Para Kinho Gomes, o primeiro ano foi de aprendizado no meio automobilístico. “Paraa gente foi um aprendizado tanto na parte material, quanto para formação de equipe. Nós contamos com profissionais extremamente qualificados, poderia até citar a figura do Miguel Ferreira, que já trabalhou com Felipe Massa, Gil de Ferran, Tony Kanaan, Hélio Castroneves. Ele é o nosso chefe de oficina. A parte técnica está sob a batuta dele”, conta.

Atualmente, a equipe possui três carros, mas está competindo com dois. “A gente iniciou o campeonato com dois carros, e o terceiro carro ainda, que se aparecer apoiadores nós colocamos novos carros”, disse.

Surgimento

Kinhoconta que a equipe foi formada após a compra da Full Time Academy. Com sede em Irati, a SG Racing tem o objetivo ser um espaço para a formação de pilotos. “O principal objetivo da SG Racing é ter uma estrutura de ponta, oferecer para empresas e empresários a serem divulgadas as suas marcas e a formação de pilotos que querem subir para a categoria”, conta.

Voltado à formação, a equipe é um dos primeiros passos na profissionalização. “O pessoal que sai do kart vem para essa academia, para ter a ascensão para a principal Stock Car. E futuramente quem opta, não pela Fórmula 1 e sim pelo Turismo, seguir carreira nesse sentido. É uma faculdade, uma universidade para seguir carreira nesse sentido”, relata.

Ele conta que a paixão da família Gomes pelo automobilismo teve início com seu irmão, Sergio (Serginho), que competiu no kart e obteve bons resultados há tempos atrás. O “bichinho”, como se referem à paixão pelas corridas, foi pegando e atualmente, além dos dois irmãos, o pai Sergio Edgard Gomes também não perde nenhuma prova da Stock Light.

Na temporada de 2018, ele esteve ao lado dos filhos nos autódromos, acompanhando as provas nos boxes da equipe. Entretanto, nesta temporada, o patriarca optou por acompanhar as provas pela televisão, na Band Sports, sem deixar a comodidade de sua casa em Irati. Segundo ele, devido à sua idade, a rotina da equipe é muito cansativa. Ter que estar nos aut&o