Equipamentos são entregues a cooperativa para fomentar a bacia leiteira
Produtores que integram a Cooperativa Girassol, localizada no Distrito de Gonçalves Junior, receberam um conjunto de máquinas agrícolas no último dia 05. Foram entregues aos produtores uma carreta basculante, uma colhedora de forragem, um conjunto de fenação, um ancinho enleirador e espalhador, uma enfardadeira, uma segadeira de tambor e um trator. O valor total do investimento ultrapassa R$ 600 mil, com recursos viabilizados junto ao Governo do Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, somados à contrapartida municipal.
“A maioria dos nossos produtores não têm condições de adquirir máquinas como essas que foram entregues. Com esses equipamentos a expectativa é aumentar a produção e os lucros, com certeza vem somar para o crescimento da nossa Cooperativa”, comenta o administrador da Cooperativa Girassol, padre Gregório Filakoski. Ele explica que os equipamento auxiliarão na produção de ração e derivados, comercializando primeiramente aos cooperados e também à comunidade.
A Cooperativa Girassol conta com 34 associados e produz, em média, 3 mil quilos de ração por semana, além de aproximadamente 4 mil quilos de quirera.
O prefeito Jorge Derbli cita que o pedido dos equipamentos para a os produtores de Gonçalves Júnior foi feito pelo vereador Wilson Karas. “Agradeço ao vereador Wilson Karas que solicitou ao deputado Traiano esses equipamentos e foi prontamente atendido. Temos certeza que serão bem utilizados pela Cooperativa Girassol”, diz Derbli.
De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, na região do Distrito de Gonçalves Junior se concentra a maioria dos produtores de leite de Irati. “De 2017 para cá triplicou a produção de leite do Município, que é uma atividade que cresce e precisa ser incentivada”, destaca.
Presenças
Participaram do evento os vereadores Wilson Karas, Vera Gabardo, Leomar Jacumasso, Terezinha Miranda Veres e o presidente da Câmara, José Ronaldo Ferreira. Também o presidente da Cooperativa Girassol, Marcio Karas e representantes do Governo do Estado.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria PMI
Fotos: Assessoria PMI

