Empresários podem conseguir crédito mais barato com o apoio da Aciai
A Aciai é Correspondente da Fomento Paraná e disponibiliza aos empreendedores o acesso ao crédito mais barato em diversas linhas: para capital de giro, compra de equipamentos, máquinas, veículos utilitários, programas de modernização, dentre outros
Para auxiliar os empreendedores na expansão e na modernização de seus negócios, a Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) atua em conjunto com a Fomento Paraná para disponibilizar linhas de crédito com juros mais baixos que os praticados pelas instituições bancárias.
“A parceria da Aciai viabilizada, desde 2017, junto à Fomento Paraná permite a liberação de diversas linhas de crédito aos empreendedores iratienses, com a finalidade de oferecer apoio financeiro. São linhas de crédito para o empresário que necessita ampliar e modernizar as atividades comerciais e industriais, manter suas atividades diárias (como capital de giro), adquirir máquinas e equipamentos e realizar investimentos em projetos inovadores”, relata o presidente da Associação Comercial, Renato Hora.
Ele explica que a Aciai é credenciada como correspondente bancária da Fomento Paraná, e “está habilitada a orientar e operacionalizar a contratação de créditos para apoiar os empreendimentos locais, de forma a estimular a geração de emprego e renda no município”.
Quem atende os empresários na entidade e dá suporte na busca da melhor alternativa de crédito é a correspondente credenciada na Aciai, Simone dos Anjos. Ela relata que as linhas mais procuradas em Irati são as destinadas para o capital de giro.
“Há linhas com taxas reduzidas, linhas na área de inovação com juro zero, linhas exclusivas para o setor de turismo e para mulher empreendedora, que conta com a desconto na taxa de juro”, destaca Simone.
Outra vantagem, segundo a correspondente, é a diversidade das linhas ofertadas, para as atender diferentes necessidades do empresários: capital de giro, investimentos (compra de equipamentos, máquinas, veículos utilitários), programas de modernização (treinamento, consultorias, softwares), projetos de inovação, ampliação, reforma e construção civil em imóveis comerciais e industriais.
Para conseguir o crédito, há diversas formas de garantia (como aval, garantia real, sociedade garantidora de crédito e fundos garantidores). Simone explica que a carência de 3 até 24 meses para começar a pagar, dependendo da linha solicitada, e frisa que a Fomento Paraná não é um banco. “Por isso não há necessidade de abertura de conta corrente na Fomento, o empresário pode utilizar qualquer instituição financeira que tenha relacionamento [para receber o crédito]”, relata.
Juro Zero
O Programa “Inova Juro Zero” é um destaque e funciona através de linhas de crédito intermediadas pela Fomento Paraná e oferece subsídios integrais por meio do Fundo de Inovação do Estado do Paraná (FIME/PR). Podem se candidatar ao programa todas as Micro e Pequenas Empresas que estejam estabelecidas no Estado do Paraná e possuam um histórico de faturamento fiscal de, no mínimo, 24 meses.
Outras opções de crédito
Outras linhas de crédito da Fomento Paraná vantajosas aos empreendedores também podem ser acessadas com o apoio da Aciai:
• Linha Finep Inovacred: tem como objetivo financiar projetos destinados ao desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços, ou a aprimoramento dos já existentes, tanto em a

