Empresário de Fernandes Pinheiro investe em mudas de pêssego e repassa para fruticultores

Por Redação 2 min de leitura

Um empresário de Fernandes Pinheiro investiu R$ 40 mil em quase 2 mil mudas de três variedades de pêssego e repassou as plantas para 15 produtores do município, os quais terão três anos para pagar, utilizando parte da produção dos próprios pessegueiros. O pagamento será proporcional à quantidade de mudas que cada produtor adquiriu.

“Estou trabalhando nisso desde o ano passado. Essa foi a maneira que eu encontrei para ver se melhora, para eu não ter que ir buscar as frutas lá fora. Eu estou pagando pelas mudas e esses produtores adquirindo com a orientação de um técnico do IDR-PR. Ano que vem elas já vão produzir. Após isso, são mais dois anos de contrato onde eles vendem a produção para mim pelo preço base do Ceasa”, explica Eugênio Demczuk, empresário de Fernandes Pinheiro.

Em sua propriedade, Eugênio produz kiwi, ameixa e pêssego. Ele conta que teve a ideia de investir em mudas de pêssego para repassar para os outros produtores de Fernandes Pinheiro quando sentiu a dificuldade de encontrar a fruta para a venda na região, e precisou buscar produções de fora para revender.

Com isso, no começo de outubro do ano passado, ele decidiu que investiria na ideia e deu o prazo até o fim do mesmo mês para que os produtores interessados confirmassem se queriam as mudas. “Eles têm que produzir qualidade. O mundo precisa comer e eu tenho para quem vender. O que falta é a fruta”, afirma Eugênio.

a entrega das mudas de pêssego aconteceu na última segunda-feira (27) com o auxílio da Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro. Os produtores agora têm 3 anos para pagar pelas mudas com parte da produção. Eugênio acredita que os pés já vão começar a produzir a partir do ano que vem. De acordo com ele, cada pé produz aproximadamente 40 quilos do produto e depois tende a aumentar.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Texto: Lenon Diego Gauron

Fotos: Eugênio Demczuk