facebook
30/12/2020

Emoção pela recuperação da Covid-19 marca solenidade de posse do prefeito Derbli

Emoção pela recuperação da Covid-19 marca solenidade de posse do prefeito Derbli

 

Na manhã desta quarta-feira (30), ocorreu na Câmara Municipal de Irati a sessão solene de posse dos vereadores, vice-prefeita e prefeito eleito de Irati. A cerimônia foi realizada sem a presença de público devido às restrições para evitar a propagação do novo coronavírus e foi transmitida ao vivo, através do site da Câmara e das redes sociais do Jornal Hoje Centro Sul.

O prefeito reeleito, Jorge Derbli, que deixou o hospital na manhã anterior após 14 dias internado devido à Covid-19, participou virtualmente a partir de casa, ainda utilizando um cilindro de oxigênio.

“Peço que Deus abençoe todas as famílias de Irati, que não passem pela Covid, é terrível a falta de ar”, disse Derbli em seu breve discurso, realizado com dificuldade. Ele se emocionou ao falar sobre a vacina: “Que venha o mais breve possível”, afirmou. O prefeito reeleito ainda se comprometeu em atuar em conjunto com o Legislativo e fazer o melhor trabalho possível pela população de Irati nos próximos quatro anos.

A vice-prefeita eleita, Ieda Waydzik, participou presencialmente da cerimônia e fez um discurso enfatizando a união de todos em prol de Irati.

O vereador Helio de Mello, o novo presidente eleito da Câmara de Irati, presidiu a posse do Executivo.

Posse dos vereadores

Antes da posse de Derbli e Ieda, ocorreu a posse dos dez vereadores eleitos para a Legislatura 2021-2024: Ailton Laroca, Alcides Cezar Pinto, Amauri Cezar Jacumasso, Hélio de Mello, José Renato Kffuri, José Ronaldo Ferreira, Leomar Jacumasso, Teresinha Miranda Veres, Valdenei Cabral da Silva e Wilson Karas.

Inicialmente todos os vereadores eleitos utilizaram a tribuna para prestar o compromisso e fazer um breve pronunciamento. Depois, assinaram o termo de posse.  

Dois discursos chamaram a atenção, o de Leomar Jacumasso e o de Teresinha Veres. Leomar agradeceu a vida e se emocionou contando a experiência que teve ao ficar internado devido ao coronavírus. Além de Leomar, o vereador reeleito Wilson Karas também teve Covid-19 e superou a doença. Já Teresinha Veres, a única mulher eleita vereadora em Irati, defendeu a inclusão em seu primeiro pronunciamento, teve uma interprete de libras para o seu discurso e fez um agradecimento ao apoio que recebeu da comunidade surda – feito em libras pela própria vereadora. 

Questionado se o Legislativo pretende instituir este sistema de ter intérprete de libras nas sessões da próxima Legislatura, o novo presidente da Câmara disse que esta possibilidade já vinda sendo considerada. “É uma coisa para ser efetivada, a ser pensada”, afirmou Hélio de Mello, acrescentando que a forma de contratação tem de ser avaliada.

Nova mesa diretora

Logo depois, a sessão que estava sendo presidida interinamente pelo atual presidente da Câmara Municipal, Valdenei Cabral da Silva, foi interrompida por vinte minutos para a eleição da mesa diretora para a próxima Legislatura. Houve a inscrição de chapa única, que foi aprovada por unanimidade. O vereador Hélio de Mello foi eleito o novo presidente, Amauri Cezar Jacumasso vice-presidente, José Ronaldo Ferreira primeiro secretário e Leomar Jacumasso segundo secretário.

 

Transmissão do cargo

Encarrada a sessão solene de posse do prefeito Jorge Derbli e da vice-prefeita Ieda Waydzik, na Câmara Municipal, ocorreu a transmissão de cargo, na Prefeitura Municipal. O prefeito em exercício, Amilton Komnitski e a vice-prefeita Ieda Waydzik estiveram presentes, assim como o procurador jurídico do Município, Robson Krupeizaki que fez a leitura da ata.

 

Da Redação/Hoje Centro Sul

 

Fotos: Ciro Ivatiuk/ Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS