facebook

Em Mallet, estrada de acesso a Rio Claro do Sul recebe serviços de cascalhamento

Serviços na PR-281 devem prosseguir até Fluviópolis, distrito de São Mateus do Sul. Obra está prevista em contrato de R$ 16,8 milhões, com duração de dois anos

07/05/2024

Em Mallet, estrada de acesso a Rio Claro do Sul recebe serviços de cascalhamento

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está realizando cascalhamento da PR-281 em Mallet, na região Centro Sul. O trecho, que é não-pavimentado, faz ligação com Fluviópólis, distrito de São Mateus do Sul, na BR-476, além de atender, também, Rio Claro do Sul, distrito de Mallet.

O cascalhamento consiste em adicionar uma nova camada de material de jazida comercial sobre o leito da rodovia, espalhado por motoniveladora e compactado. Este serviço protege e dá melhor suporte à pista, aumentando sua vida útil e garantindo melhores condições de trafegabilidade mesmo em períodos de chuvas. Devem ser atendidos todos os 31,36 quilômetros do trecho.

As melhorias são realizadas por meio de contrato de conservação de vias não-pavimentadas que inclui também a PR-433, na Lapa, com um investimento total de R$ 16.858.740,00 e prazo de execução de dois anos. Estão previstos, ainda, os serviços de regularização de leito, com patrolamento; retaludamento; escavação de vala lateral rasa com motoniveladora; escarificação, conformação e compactação do subleito; construção de saídas d’água; construção de caixa de retenção; implantação de bueiro de transposição; entre outros.

Chuva

Como é típico de rodovias não-pavimentadas, o leito da pista da PR-281 neste trecho é mais vulnerável à ação das chuvas, sendo mais fácil o surgimento de afundamentos ou escorregamentos nessas condições.

O DER/PR recomenda que, caso possível, os usuários evitem trafegar nestas vias com carga de safra durante período de chuvas constantes, quando veículos pesados podem causar deformações na pista com maior facilidade, que podem resultar em atolamento do próprio veículo ou de outros condutores. Caso não seja possível, que busquem fracionar sua carga, ajudando a preservar a pista durante períodos de clima não-favorável.

Texto/Foto: Agência Estadual

Comentários

🗞️📰 Edição 1602 - Já nas bancas, venha conferir as notícias de hoje!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580