Emiliano Gomes é eleito o prefeito mais jovem da história de Irati

Por Redação 3 min de leitura

Emiliano Gomes, do PSD, foi eleito o prefeito mais jovem da história de Irati ao vencer as eleições de 2024 com 44,95% dos votos. Com uma diferença de apenas 900 votos sobre o segundo colocado, Rafael Felipe Lucas (Podemos), Emiliano destacou a importância da união e reconheceu os desafios que terá pela frente, em um pleito marcado pela competitividade. Conheça também os vereadores e suplentes eleitos em Irati

Com 33 anos, Emiliano Augusto Rocha Gomes (PSD) fez história em Irati ao ser eleito o prefeito mais jovem do município. Na eleição realizada no último domingo, dia 6 de outubro, Emiliano conquistou 15.334 votos, representando 44,95% do total. Ele venceu Rafael Felipe Lucas (Podemos), que obteve 14.434 votos (42,31%), com uma diferença de apenas 900 votos. A terceira colocada, Ana Radis (PT), recebeu 4.348 votos, equivalendo a 12,74% dos votos válidos.

Em entrevista concedida minutos após o resultado, no Cartório Eleitoral de Irati, Emiliano falou sobre a importância da união e da responsabilidade que ele assume com a população iratiense. “O momento pede calma, pede união. Nós precisamos agora pensar e olhar para o futuro no sentido de unificar todas as nossas forças, as nossas ideias. A gente está celebrando muito, mas, ao mesmo tempo, a gente sabe que, de fato, foi uma eleição muito disputada. Porém, a gente quer que esse momento seja um momento pacífico para todos. Essa batalha não começou hoje, ela começou há 10 anos”, destacou o novo prefeito.

Emiliano também reconheceu os desafios à frente de sua gestão, destacando a missão de atender às demandas da população. “A gente tem uma missão muito grande daqui pra frente, sabe da responsabilidade, está com o pé muito no chão, sabe dos problemas que os iratienses enfrentam”, afirmou.

Ele completou: “Nós temos aí a missão agora de responder, corresponder todos os iratienses que depositaram o seu voto de confiança em mim, o voto em Larissa. Essa responsabilidade, a gente sabe que é muito grande”, disse.

Ao lado de Emiliano Gomes, Larissa Mazepa, vice-prefeita eleita, destacou a disputa apertada das eleições e os pilares que vão nortear a nova gestão em Irati.

“A gente esperava que fosse uma disputa acirrada, porém, a gente tem algumas palavras de ordem: união, justiça e liberdade, liberdade de expressão. E é essa a democracia que nós vemos hoje. Nós vamos trabalhar com todos os iratiense, todos os iratiense são amados e a gente quer uma união de todos para que a gente possa fazer, a partir de agora, com o Emiliano, o gestor mais transparente que nós podemos ter. Nós vamos fazer uma Irati próspera, uma Irati onde todos nós queremos viver, onde o meu filho vai crescer com dignidade, onde o meu filho vai ter orgulho de ser iratiense”, afirmou.

Trajetória

Com uma trajetória sólida na política local, Emiliano foi eleito vereador em 2012, sendo o mais votado na época com 1.418 votos. Ele exerceu o cargo entre 2013 e 2016 e, em 2014, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná, obtendo 15.013 votos, mas não se elegeu. Sua primeira tentativa no Executivo municipal ocorreu em 2016, quando ficou em terceiro lugar com 5.028 votos. Na eleição seguinte, em 2020, Emiliano ficou em segundo lugar, com 10.577 votos, perdendo para Jorge Derbli, que venceu nas duas últimas disputas.

V