Em parceria com o Executivo, Câmara repassa R$ 100 mil para a Santa Casa de Irati
Nessa quinta-feira (16), a Câmara de Vereadores de Irati repassou oficialmente para a Santa Casa de Irati o valor de R$ 100 mil. A entrega foi realizada no gabinete do prefeito com a presença do provedor da entidade, Ladislao Obrzut Neto, do ex-provedor do hospital, Germano Strassmann, secretários e vereadores. O repasse aconteceu através de uma parceria entre o Legislativo, Executivo e Santa Casa.
Conforme o presidente Helio de Mello, esta é uma ação que contribui para um melhor atendimento aos iratienses e proporciona melhores condições de trabalho aos profissionais desta renomada entidade que atende Irati e toda a região. “São recursos economizados com austeridade pela Câmara. Um compromisso com a nossa comunidade”, afirmou Mello reforçando ainda mais a parceria do Legislativo com a saúde do município.
O provedor da entidade, Ladislao Obrzut Neto agradeceu o Legislativo pela parceria. “Recentemente, em um encontro na Câmara, pudemos expor aos vereadores todas as dificuldades e necessidades do hospital, foi então que surgiu a ideia do repasse e o prefeito sabendo da situação da entidade, imediatamente aceitou. Um valor que vem em um momento mais que oportuno, pois precisamos de uma licença sanitária, para que possamos manter a entidade em funcionamento, e para isso teremos que melhorar a estrutura do espaço, com esterilização e climatização, uma exigência da Vigilância Sanitária”, frisou o provedor parabenizando o trabalho da Câmara que tem se empenhado em favor da população. “Assim como todas as Santas Casas do país, temos passado por muitas dificuldades, mas, estamos enfrentando e buscando todas as formas para conseguir manter o atendimento de qualidade”, agradeceu Ladislao.
O ex-provedor do hospital, Germano Strassmann parabenizou o presidente pela iniciativa e afirmou que a família Santa Casa está grata. “Temos visto nos noticiários o caos em que se encontra o SUS no país, que está com sua tabela defasada. Na Santa Casa o sistema funciona, porque existem pessoas que vestem a camisa. Os funcionários se dedicam dia e noite, 365 dias por ano, para manter o atendimento de qualidade. Não falta empenho”, contou.
O vereador Edson Luís Elias comentou que em 2013, foi salvo no Hospital e sempre que sua família precisou de atendimento foram muito bem atendidos. “Vamos juntos buscar apoio e vestir a camisa por esta importante entidade”. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Antônio Andreassa, que também é presidente do Conselho Administrativo da instituição, ressaltou que o atendimento pelo SUS na Santa Casa é o mesmo que o particular. “Acolhimento excelente, bom para todos, e este recurso não estará atendendo só Irati, mas toda a região. Mais de 200 mil habitantes são atendidos pelo Hospital, portanto, esta é uma importante ação, que contribui para toda a Amcespar”.
O prefeito Jorge Derbli frisou as dificuldades financeiras da prefeitura, ressaltando a importância da parceria do Legislativo nesta ação. “Estamos estudando também a possibilidade de transferir o nosso Pronto Atendimento para a Santa Casa. Não iria alterar valores para o município e teríamos atendimento de melhor qualidade, tendo em vista que em média 80% dos pacientes atendidos no PA são encaminhados para a Santa Casa. Repassaríamos um valor mensal para a entidade e teríamos o nosso PA funcionando junto com o Pronto Socorro do Hospital”, destacou. Jor

