facebook

Em debate, candidatos a prefeito de Teixeira Soares expõem projetos

16/09/2024

Em debate, candidatos a prefeito de Teixeira Soares expõem projetos

Na noite de quarta-feira (11), o jornal Hoje Centro Sul e a Rádio Najuá promoveram um debate dos candidatos a prefeito de Teixeira Soares:  Adriano José Pitter Heinen (PSD), da chapa “Teixeira Soares Seguindo em Frente” e Ivanor Muller (PP), da chapa “Unidos pelo Povo”. Num clima cordial, Pitter e Ivanor fizeram questionamentos entre si, apresentaram projetos para o município e tentaram conquistar os eleitores. Confira os principais destaques do debate:

Por ordem de sorteio, quem começou perguntando foi Ivanor, que questionou o oponente sobre as estradas agrícolas do município.

Pitter - “Nossas estradas são muito bem cuidadas, por onde eu tenho passado, as estradas estão cascalhadas. Nós temos que realizar algumas melhorias, alargar mais para que os implementos agrícolas consigam passar, porque em nosso município, a renda de quase 83%, vem do interior. Nós temos que prosseguir com as pedras irregulares, com asfalto rural. Nós temos quase 25 quilômetros realizados de pedras irregulares, asfalto rural. Temos também vários atendimentos da área rural, além das estradas, a entrega do calcário. Nós temos também o Porteira Adentro, que ajudou bastante o município. Dando continuidade no que está sendo feito, iremos melhorar muito mais ainda. Precisamos ter estradas trafegáveis, onde o produtor possa escoar a sua produção. [...] Nós temos um secretário de estradas e rodagens que é um exemplo para toda a nossa região. Ele faz a diferença dentro do nosso município, assim como todos os funcionários que trabalham junto no parque de máquinas”.

Réplica Ivanor

“O Porteiro Adentro foi criado no meu governo. A gente vê que as estradas rurais, de grande trajeto, que nem aquela que vem até o Rio da Areia, que começou o asfalto e, se Deus quiser, nós iremos terminar se eleitos formos. Queremos também aquela estrada de Teixeira até Imbituva, melhorar ela, porque o trânsito é muito grande. Antigamente, os caminhões eram mais pequenos. Hoje, é com grandes caminhões, com grandes máquinas, colhedeiras. Nós temos que ter junto uma parceria com o IAT, para nós fazermos a abertura junto com os produtores, transportando e trazendo.”

Tréplica Pitter

“Bem lembrado, candidato, que o Porteira Adentro foi criado na sua gestão, mas nessa atual gestão, ele foi refeito, porque nós precisávamos que pessoas, onde a Secretaria da Agricultura tivesse um secretário que cobrasse naquele momento. E não ocorreu naquela época. Por isso que agora o Porteiro Adentro está funcionando. E o asfalto que vai da Gruta até a BR-277, já foram feitos 6 quilômetros e vão ser feitos mais 3 quilômetros agora. O nosso deputado Sandro Alex também vai trazer mais R$ 7 milhões, são 3 quilômetros, dando sequência sempre, nós estamos seguindo com esse trabalho e nós vamos conseguir muito mais, porque os 55 faz parte do Governo do Estado.”

 

Pitter perguntou a Ivanor sobre as propostas para melhorar a educação no município.

Ivanor - “O meu governo na educação, lá atrás em 2009, quando eu peguei a Prefeitura, a gente trabalhou muito, a gente nomeou a secretária, trabalhamos, buscamos junto com os professores, tudo aquilo que o município precisava e fui eu que iniciei. Tinham dois ônibus, candidato. Quando eu entreguei, tinham 32 ônibus. [...] Nós trabalhamos muito sobre a educação, junto com os professores. E se eleito for o 11, nós iremos nomear uma secretária e junto com os professores iremos, fazer as melhorias nas salas de aula, buscarmos também o ensino e dar toda a assistência, melhorar a merenda escolar, os uniformes, que fui eu que comecei e assim por diante. Na parte da educação, eu tenho a maior certeza, meus queridos professores, que vocês vão ter o mesmo tratamento junto com Ivanor Muller, como sempre trabalhou, sempre buscou, dialogou. [...] Melhoramos muito e queremos melhorar mais, valorizar os nossos professores que tanto nos ajudam.”

Réplica Pitter

“Eu acredito que na junção dos professores, dos diretores, dos pais, dos alunos, tem que ter uma junção de forças. Nós temos que ter uma escola moderna. No nosso plano de governo, nós temos a distribuição de tablets pedagógicos para todas as crianças, aonde as crianças, é claro, vai ter um treinamento para todos, mas aonde as crianças possam estar usando esses tablets na escola, bem como sendo levados para casa também e mostrar qual que é a atividade, o que que eles estão aprendendo nesses tablets pedagógicos na escola. Os professores terão essa educação continuada para aprenderem a lidar com isso.”

Tréplica Ivanor

“O que eu quero dizer é que nós temos que estar com as escolas preparadas e os professores também, não só quanto os tablets, tudo o que vier de bom na tecnologia, nós estamos vivendo o mundo da tecnologia, e tenho a certeza que vou apoiar.”

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Segundo bloco

O segundo bloco foi realizado com perguntas da organização do debate.

Ivanor foi questionado sobre como pretende melhorar os atendimentos na saúde.

Ivanor - “Tenho muitas propostas junto aos postos de saúde que,  quando eu fui prefeito, foram construídas 3 unidades. Uma na São Joaquim, uma na Che Guevara e uma no Rio da Areia de Cima, que até levou o nome da minha finada da mãe. E também os outros postos de saúde que teve no Parque Cidade Nova, no Blumenau e foi dada toda a assistência com o médico. E quero melhorar isso. Melhorar com o médico, também descentralizar. Às vezes a pessoa fica doente, tem que agendar para a pessoa consultar. Se a pessoa for lá do Faxinal dos Mineiros, ou for lá do Rio da Areia de Baixo, ele não pode ir na cidade. Ele tem que consultar lá no Rio da Areia de Cima. E nós vamos descentralizar esse atendimento. Agilizar também nos postos de saúde, que está muito demorado, exames, remédios, que também quando a pessoa vai consultar, o médico dá a receita e o remédio básico no posto de saúde. Consultas especializadas, temos que melhorar muito, porque está muito demorado a situação. Também fazer um transporte adequado para essas pessoas que precisam vir para Irati, para Curitiba, que nós temos duas vans. Se o agendamento for duas horas da tarde, que saia uma van de manhã e a outra saia mais tarde. Também queremos ter os carros, que a pessoa está muito debilitada, nos postos de saúde, na central, que tem que fazer em Curitiba, que temos o carro, que vai rápido, leva a pessoa lá e traz.”

Réplica Pitter

“Já fui duas vezes secretário de saúde, nós temos duas vans neste momento, uma que sai de manhã cedo e a outra sai em torno das 11 horas, que vai para Curitiba fazer o transporte dos pacientes. Temos também cinco veículos que fazem o transporte dos pacientes que estão mais debilitados, e isso já tem. Nós temos que aumentar ainda mais. Não temos apenas dois veículos, nós temos cinco veículos pequenos que fazem esse transporte. Temos ônibus, temos uma saúde em Teixeira Soares que é exemplo na região. Se você vai fazer um exame hoje, uma tomografia, a moça te pede para quando que você quer e qual data e aonde que você quer.”

Tréplica Ivanor

“Eu estou visitando as pessoas pelo interior, pela cidade, eu vejo que às vezes não é bem isso. A gente está vendo aí, tem muito atraso, é difícil o acesso a Curitiba, é muito complicado a situação. Eu citei dois carros, além das vans que vão para lá, você disse que tem cinco, mas esses dois carros é para, exclusivamente, para levar a pessoa, leva lá e já traz. Isso nós temos que ver com o secretário de Saúde e para nós acompanharmos juntos o mais rápido possível e trazer para habilitar a pessoa daquilo que nós podemos.”

 

Pitter foi questionado sobre a melhoria da estruturação da Defesa Civil do Município.

Pitter - “Nosso município tem a Defesa Civil. Quando deu aquela pedreira, alguns anos atrás, nós nos mobilizamos todos para que nós fôssemos para a rua. Nós ficamos um mês tratando daquele problema da pedreira que deu e nós conseguimos. Nós temos as pessoas da Defesa Civil muito bem treinadas, elas são capazes. Temos uma ligação muito grande também com o Corpo de Bombeiros aqui de Irati, bem como com o de Ponta Grossa, que dão todo o aparato necessário para que a gente tire as dúvidas. Mas, se for preciso, o parque de máquinas tem um caminhão-pipa que, se for preciso usar, usa-se esse mesmo. Em qualquer situação que se tenha, a nossa Defesa Civil do município está bem estruturada, tem treinamentos quase que diários. As escolas do município também passam por treinamentos, bem como as instituições sociais. [...] A nossa Defesa Civil, podemos estruturá-la muito mais, podemos ter o Bombeiro Comunitário, que vai fazer realmente a diferença numa necessidade que nós tivermos, tanto numa queimada de mato, que agora se está tendo bastante, nas beiras da estrada. Com certeza auxiliará principalmente os agricultores.”

Réplica Ivanor

“Eu acho que não é bem assim. O senhor falou nas pedreiras. Ainda ficaram casas desassistidas. Nós devemos auxiliar isso junto com o Meio Ambiente, principalmente nessas secas que estão acontecendo agora. A Prefeitura tem esse caminhão, a gente sabe, mas ainda não atende a todos. Nós temos que buscar o Bombeiro Comunitário. Eu achei uma coisa muito boa. Ainda esse fim de semana queimou a casa do meu vizinho lá, até o bombeiro chegar daqui de Irati. Será que eles atendem?”

Tréplica Pitter

“Candidato, acho que o senhor está enganado. Eu trabalhei muito nessa pedreira que teve, foi no ano de 2018 e não ficou nenhuma casa sem atendimento. Muito pelo contrário, nós ajudamos muito mais do que foi necessário às famílias de Teixeira Soares. Nós agradecemos muito o apoio que nós tivemos da primeira-dama do Governo do Estado, que naquele momento auxiliou bastante. A Defesa Civil o Estado do Paraná, junto daquele governo, fez a diferença, ajudando com o Eternit, com cestas básicas, com roupas, calçados, material de higiene pessoal, porque foram destruídas quase 4 mil casas dentro do nosso município.”

 

Terceiro bloco

Pitter perguntou a Ivanor o ponto de vista dele sobre a compra de votos

Ivanor - “Eu não tenho conhecimento e se houver algum tipo dessa coisa aí, eu acho que está ai a Justiça Eleitoral para tomar as providências. Não vejo, acho que a nossa política é uma política limpa, honesta, nós temos respeito pela nossa população da Teixeira Soares. ”

Réplica Pitter

“Ótimo, ótimo candidato, isso é o que o 55 também prega, nós fazemos esse acompanhamento, para que não ocorra, porque é uma falta de respeito para com as pessoas no município que querem prestar um trabalho digno, honesto e sincero. Então, a gente quer o quê? Quer uma campanha limpa, onde que não ocorra essas situações.”

Tréplica Ivanor

“Eu por três mandatos de vereador, uma vez presidente da Câmara, duas vezes prefeito, e sempre foi uma política limpa, honesta, e vamos fazer continuar assim, trazendo o nosso povo mais para perto de nós. Nossa cidade é pequena, mas nós temos que fazer acontecer, oferecer e buscar a nossa população. A eleição termina dia 6, depois nós somos amigos, somos companheiros, é assim que nós tratarmos uma eleição, uma eleição diferente em Teixeira Soares, de propostas, daquilo que nós vimos fazer”

 

Ivanor questionou Pitter sobre as propostas para o saneamento básico.

Pitter - “A gestão atual realizou muito saneamento básico, não somente na área de esgoto, porque tem o marco do esgoto, que diz que os municípios, até esse ano, teriam que estar com 50%. [...]. Nós temos locais difíceis em Teixeira Soares para fazer passar a rede de esgoto. Tanto é que no Blumenau, a rede de esgoto chega lá, faz uma captação e faz o transporte para outras redes. Lá na Vila Nova, nós temos uma dificuldade, lá perto do centro de eventos, nós temos outra dificuldade para fazer isso. A Sanepar, em conjunto com o governo do estado, a partir do ano que vem, já está quase finalizando de toda a cidade, porque aonde foi feito o asfalto, vai sair do lado nas calçadas. Nós sabemos como que funciona, nós sabemos aonde ir buscar essa rede de esgoto, nós estamos preparados para que isso ocorra. E para que a rede de esgoto ocorra 100% em nosso município, é o 55.”

Réplica Ivanor

“Quando eu assumi o mandato, em 2009, não tinha um metro. O Cohapar, Blumenau, Vila Nova, era uma fossa em cima da outra, era triste a situação. A gente fez um convênio junto à Sanepar e levou a 60% a rede de esgoto, saneamento básico na nossa cidade. E, passou-se isso, não aconteceu mais nada. [...]. Então, tudo isso parou e a gente tem que dar continuidade.”

Tréplica Pitter

“Tem que ter essa continuidade, com toda certeza, mas desde que os recursos sejam repassados, através de projetos de governo do Estado, faça a liberação desses recursos. Nós sabemos que tem essa necessidade, é muito bom que a cidade toda tenha rede de esgoto. Nós sabemos disso, sou formado em Biologia, entendo dessa parte. E nós vamos, nós queremos, e vai sair, sim, com toda certeza, a rede de esgoto em 100% de Teixeira Soares, pois nós contamos e temos o apoio do governador do Estado do Paraná, nós temos também o apoio do líder do governo na Assembleia, e nós temos também o apoio do próximo presidente da Assembleia, que é o Alexandre Curi.”

 

 

Quarto bloco

No quarto bloco os candidatos fizeram perguntas entre si, a partir de temas sorteados.  Ivanor questionou Pitter sobre o atendimento aos assentamentos de Teixeira Soares

Pitter – “Nós conhecemos todos os quatro assentamentos que nós temos no município. Lá o Ernesto Che Guevara, Carvorite, São Joaquim e o assentamento Rio da Areia de Cima. São todos, já realizei visitas, conheço as pessoas que lá residem. Nos assentamentos trabalham bastante com a agricultura familiar. Em nosso plano de governo, nós temos um atendimento, um tratamento diferenciado para esses locais, além de estarem com as estradas boas, trafegáveis, que a Saúde também esteja lá nas localidades, que o ônibus escolar passe a pegar as crianças, nós tenhamos uma agricultura familiar maior. [...] Vamos tentar montar uma cooperativa com essas associações, aonde as pessoas consigam produzir e vender. Vamos agregar valores em cima dessa agricultura familiar. Temos as cozinhas, onde nós podemos fazer as cozinhas comunitárias, as hortas comunitárias, vamos fortalecer o PAA, a entrega de alimentos tanto nas escolas, como já ocorre agora em todas as escolas municipais, nas instituições, na AMAS, o asilo, na Apae, na Corrente do Bem, todas essas instituições têm condições de receberem esses alimentos.”

Pitter questionou Ivanor sobre a continuidade do asfalto para ligar a sede do município até a BR-277.

Ivanor - “Sobre a infraestrutura, em primeiro lugar, nós temos uma deficiência muito grande em emprego e nós temos que criar na infraestrutura emprego, um distrito industrial. A cidade não cresce sem o distrito industrial. Isso nós temos que criar junto com a infraestrutura um distrito industrial para nós podermos trazer emprego para a nossa população que hoje no interior estão bem assistidos, os agricultores estão se virando. Mas na cidade as pessoas estão indo trabalhar para Irati, para Imbituva, saindo para os outros lugares, saindo de madrugada e nós temos que criar um distrito industrial para que nós possamos trazer emprego. Nós estaremos juntos trabalhando e buscando reunir os empresários nossos da cidade e ver o que eles podem nos ajudar para gerarmos emprego. [...] E quero dizer que tenho muito apoio ao governo estadual, para o deputado Artagão Júnior, que é o segundo líder do governo e também tenho o apoio do Beto Preto, do governo federal. Temos o apoio também do deputado Toninho, da deputada Leandre, que as portas em Brasília e também em Curitiba estão abertas para nós trabalharmos e levarmos o asfalto até o Rio da Areia.”

Da Redação/Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1616
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580