Em busca da vitória: Futsal feminino conquista título inédito nos Jogos Abertos

Por Redação 3 min de leitura

Foi no começo da tarde de sexta-feira (29) que dez atletas, mais equipe técnica, embarcaram em um ônibus da Secretaria de Esportes Irati em busca de um sonho. As meninas fazem parte da equipe feminina de futsal do Irati, que disputou no último fim de semana a final da fase regional dos Jogos Abertos do Paraná em Laranjeiras do Sul.

O sonho era trazer para Irati o primeiro título no futsal feminino dos Jogos Abertos. Comandada pelo treinador Aguinaldo dos Santos, a equipe já tinha tentado por dois anos alcançar o título, mas acabou batendo na trave, perdendo uma semifinal e uma final contra Laranjeiras do Sul.

Quando as atletas embarcaram na tarde de sexta-feira, o clima estava favorável para uma viagem tranquila. No caminho de ida, as atletas e membros de comissão técnica foram mais tranquilos, sem muito agito.

Na metade do trajeto de 3h30, entre Irati e Laranjeiras do Sul, a equipe parou no tradicional restaurante Três Pinheiros, um dos mais visitados por atletas nesse trajeto. A chegada aconteceu no fim da tarde.

Alojamentos

Assim que chegou à cidade que sediava a final, a equipe foi para o alojamento, localizado em um colégio municipal – espaço cedido pela organização do evento.

As meninas ficaram alojadas em uma sala e outra sala foi destinada aos demais membros da equipe. Os colchões e colchonetes usados até o domingo (1º) foram levados pelas próprias atletas no ônibus usado para chegar ao local.

Desafio

Apesar da empolgação de participar do campeonato regional e de saber que poderiam ter um bom desempenho, as meninas estavam cientes que um dos primeiros desafios era passar pelas quartas de finais. Naquela mesma noite, elas enfrentaram a equipe de Paulo Frontin.

Esse não foi o primeiro confronto entre as equipes neste ano. Na Copa Wisa, o Irati eliminou o adversário na fase semifinal da Copa Wisa, pelo placar de 5×2, no Ginásio Agostinho Zarpellon Júnior.

Obstáculo

Por volta das 18h25, a equipe do Irati começou a sair da escola para se deslocar para o Ginásio de Esportes Laranjinha. Mas antes mesmo do primeiro desafio no campeonato, a equipe passou por um primeiro obstáculo: ir ao local do jogo.

Isso porque o ônibus que levou a delegação não estava mais presente, já que teve que voltar para Irati onde iria transportar as equipes de basquete masculino e de vôlei masculino e feminino que também participariam dos jogos.

O jeito foi improvisar. Como não havia transporte para todo mundo da equipe, alguns se deslocaram para Laranjeiras do Sul de carro. Por isso, dois carros – um da Secretaria de Esportes, e outro do treinador Aguinaldo – levaram a equipe. Como não havia espaço para todo mundo, deu-se prioridade para quem iria jogar. Com isso, dois veículos voltaram ao mesmo local para buscar as outras quatro pessoas que ficaram esperando.

Jogo

Chegando ao ginásio, a equipe do Irati já sabia que iria enfrentar a equipe do Nova Laranjeiras, caso passasse para a semifinal.

Diante da equipe de Paulo Frontin