02/12/2024
Gestores municipais eleitos da região Sul e do Estado do Mato Grosso do Sul estiveram em Brasília para a terceira edição dos Seminários Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). Foram dois dias de conhecimento, numa imersão nas mais diversas áreas da administração local.
Da região Centro Sul, estiveram presentes os prefeitos eleitos de Irati, Emiliano Gomes; de Inácio Martins, Edmundo Vier (Dimas); de Rio Azul, Leandro Janinski; de Guamiranga Marcelo Leite; de Imbituva, Bertoldo Rover, dentre outros prefeitos.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Em busca de novos conhecimentos, o prefeito eleito de Inácio Martins (PR), Edmundo Vier, espera o apoio da CNM em sua administração. “É uma grande alegria estar aqui. Vim buscar conhecimento e sei que quero fazer o melhor para meu Município, por isso sei que a CNM vai ser muito parceira e nós iremos juntos construir um país melhor”, afirmou.
O prefeito eleito de Irati, Emiliano Gomes, conta que durante o evento foram abordados temas de grande relevância, “como orientações para o início do mandato, avanços no pacto federativo, licitações e contratos, além de finanças e tributação municipal”. Também frisa a importância do seminário para a troca de experiências e para conhecer diferentes realidades.
Emiliano afirma que as informações estão sendo repassadas para os integrantes de sua equipe de governo. “Estou repassando diretamente para a equipe todas as novidades e orientações essenciais”, disse.
Movimento municipalista
“São 5.569 Municípios, 723 consórcios no Brasil, 200 entidades microrregionais. No Sul, é onde há mais consórcios", comentou o presidente da CNM Paulo Ziulkoski, ao apresentar a estrutura do movimento municipalista aos futuros prefeitos. Além das entidades regionais, os Entes municipais estão congregados nas entidades estaduais e na Confederação, instrumentos que organizam e fortalecem o movimento.
Ziulkoski falou ainda de sua alegria em poder receber os novos prefeitos de sua região na sede construída para a casa dos Entes municipais na capital federal. Sua emoção e o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo líder municipalista por décadas foi manifestado pelos aplausos dos presentes, ao ser chamado ao palco. A sede da CNM é uma das grandes conquistas, junto aos mais de R$ 1,8 trilhões de melhoria financeira.
Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações CNM