13/08/2021
Nesta semana, uma equipe da Prefeitura de Irati esteve em Brasília para tratar de diversos assuntos na esfera federal. O grupo é composto pelo prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita, Ieda Waydzik; o secretário de Planejamento, João Almeida Junior; a secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jessica Custódio; e a engenheira civil, Marília Ferreira.
A agenda da equipe foi extensa, visto todas as demandas que tinham que ser atendidas nesta viagem de trabalho, finalizada na quinta-feira (12).
Um dos assuntos tratados foi com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, para a liberação de três obras: Centros Municipais de Educação (CMEIs) do Rio Bonito e do Dallegrave, e a nova Escola Municipal Antonina Fillus Panka, da Vila Nova.
Derbli e Ieda participaram de uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando novos recursos para a Santa Casa de Irati.
Eles receberam a confirmação de recursos da medida provisória, destinando R$ 2 bilhões para ajudar as Santas Casas e hospitais filantrópicos de todo o Brasil. Ambas as reuniões foram acompanhadas pela deputada federal, Leandre Dal Ponte, que também recebeu a equipe iratiense em seu gabinete.
Em outra agenda, a vice-prefeita Ieda, e a deputada Leandre, estiveram com Cristiane Rodrigues Britto, da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, conhecendo os programas do órgão, que podem ser executados no município de Irati.
Derbli e Ieda também desenvolveram ações com o deputado federal, Evandro Roman, nesta semana. Entre os assuntos discutidos estão a agilidade no processo para a cobertura da pista de laço do CT Willy Laars e a luta para conseguir com que a área da Cachoeira do Pinho, que é de propriedade da União (Eletrobrás) sob administração da Copel Geração e Transmissão S/A, seja repassada ao município.
O objetivo é estruturar o espaço para que a administração municipal possa cuidar deste ponto turístico.
Texto/foto: Assessoria PMI
Assessoria PMI