facebook

Editorial - Público presente, alívio para a mente

25/07/2022

Editorial - Público presente, alívio para a mente

Depois de sonhos adiados, festas canceladas e restrições, um movimento crescente de retomada das comemorações tornou-se evidente nos últimos meses em Irati e região, pois as pessoas voltam a celebrar.

Assim como o rodeio em Irati, a Expotexas em Teixeira Soares e o Aniversário de Rio Azul, que ocorreram nesta semana, casamentos, formaturas, aniversários e celebrações com a presença de público dão uma injeção de ânimo para as pessoas e aliviam um pouco os efeitos que a pandemia trouxe às mentes. Além disso, a economia também passa a respirar mais aliviada. Assim como a empresária que viu sua loja ter um aumento de 70% nas vendas de artigos de rodeio, o setor de eventos, um dos mais abalados pela pandemia, também consegue, aos poucos, retomar a vida normal e gerar empregos e renda.

Aos poucos, também, as pessoas vão superando a sensação de terem ficado presas em casa por dois anos, com o medo constante de uma doença, fato que trouxe prejuízos para a saúde mental de muitos.

O ser humano é um ser sociável, que necessita criar laços e interagir com outras pessoas para desenvolver suas capacidades e também para se sentir parte de um todo. As restrições tiraram isso das pessoas que passaram a sentir falta de abraços, conversas e do calor humano.  

A pandemia ainda não acabou, as medidas de segurança ainda precisam ser observadas e cumpridas, mas nem se compara ao que era há um ano atrás, quando o simples fato de realizar uma festa de aniversário com os parentes mais próximos poderia literalmente levar todos para a delegacia ou causar mortes.

As vacinas vieram para salvar vidas e devolver às pessoas o direito de elas curtirem uma festa, um evento ou irem a um restaurante ou barzinho. O entretenimento, o lazer, os momentos de convívio e descontração são parte das necessidades para manter a saúde em ordem, pois ajudam a aliviar a mente depois de uma longa semana de trabalho ou estudos. Por isso que os municípios também precisam investir em festas e eventos, para dar oportunidades de diversão aos cidadãos – o que também colabora com a prevenção de doenças, sobretudo das doenças mentais. 

E neste fim de semana acontece a 74ª Festa de São Cristóvão em Irati, tradicional evento que vai reunir muitas pessoas para celebrarem, confraternizarem e almoçarem juntas, o que não foi possível ano passado, quando até as missas tinham público reduzido.

Agora, as coisas estão melhorando. Basta cautela e reforço da vacinação para que continuem indo bem. Então, os dois últimos anos ficarão somente na lembrança de um passado difícil, mas de aprendizado, que foi possível superar.

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580