Editorial – Futuro próximo
Tecnologias do futuro estão mais próximas dos moradores da região. Nesta semana ocorreu a inauguração de um eletroposto em Fernandes Pinheiro. O posto que fornecerá energia elétrica gratuitamente por dois anos a carros elétricos é a concretização de uma tecnologia que tende a crescer nas próximas décadas.
Em meio às mudanças climáticas, governos de todo o mundo se reúnem com regularidade para encontrar maneiras de reduzir emissões de carbono, que estão ajudando a produzir o efeito estufa e trazendo prejuízos ao meio ambiente.
Muitas negociações têm sido feitas. Um dos exemplos é o Acordo de Paris, no qual o Brasil é um dos signatários. No acordo, o país se comprometeu a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025, com uma contribuição indicativa subsequente de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030. Diversos outros países, como os da Europa, também se comprometeram a reduzir as emissões até 2030.
Os comprometimentos têm incentivado os países a inovarem. Muitos governos europeus têm dado incentivos à indústria automobilística, fazendo com que as empresas pesquisem e produzam novas soluções. A Noruega é um exemplo disso. O país cortou impostos para carros elétricos e os proprietários destes automóveis possuem isenção em pedágios.
No Brasil, o incentivo é ainda muito pouco e a consequência é o preço elevado dos carros elétricos que custam em torno de R$ 123 mil a até mais de R$ 1 milhão. O programa Rota 2030 feito pelo governo brasileiro deve abaixar os preços, mas o corte de impostos ainda é tímido perto do que foi feito em outros países.
Outro ponto que faz com que não haja muitos proprietários no país é o fato de que as viagens de longa distância são difíceis, já que a autonomia dos carros não é muito grande e viagens que ultrapassam mais de 400km são inviáveis, pois não há muitos eletropostos no caminho.
Foi para combater esse cenário que Aneel, Copel e Itaipu Binacional se uniram para implantar no Paraná uma eletrovia. São 11 pontos na BR 277 com eletropostos. O objetivo é usar os carros da Itaipu Binacional como testes para verificar a viabilidade dos carros elétricos a longa distância. Ao mesmo tempo, nos próximos dois anos, proprietários de carros elétricos também poderão fazer esse mesmo percurso abastecendo seus carros de forma gratuita.
A iniciativa é apenas um começo de uma tecnologia que deverá estar em nosso cotidiano futuramente. Além disso, o veículo elétrico é uma opção a mais dentro da mobilidade urbana e poderá influenciar de forma positiva o cotidiano das rodovias brasileiras. Mas para que isso vire uma realidade no país são necessárias mais iniciativas como essa feita em Fernandes Pinheiro, além de um maior incentivo e investimento em pesquisa e inovação.

