Editorial – Divisão de tarefas que produz bons resultados

Por Redação 2 min de leitura

Um dos desafios de conviver em sociedade em um local urbano é conseguir com que todos cumpram seu papel na sociedade e colaborem para a convivência harmoniosa, de forma respeitosa.

No papel, esse desafio pode parecer simples e até óbvio, mas na prática, individualidades, personalidades e vontades próprias se tornam pontos difíceis de conseguir resolver e chegar a um acordo comum em alguns casos, podendo até transformar esse desafio em uma utopia.

Contudo, um projeto implantado em Irati desde o ano passado mostra que ainda é possível, com um pouco de esforço, conseguir chegar próximo desse ideal que parece inatingível.

O projeto Flor-A-Ti é uma iniciativa da Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati e propõe aos empresários locais a adoção de espaços públicos para a manutenção dos ambientes.

As rotatórias foram os primeiros locais escolhidos pela pasta para implantar o projeto. Com o resultado positivo após seis meses, a intenção da pasta é ampliar a adoção para outros espaços públicos, como parques e canteiros.

A ação que pode parecer simples demonstra como a união de trabalhos de diversos setores pode contribuir para uma cidade melhor.

Em princípio, há o poder público que disponibiliza meios para que a contribuição possa ser feita. Depois há o empresariado local, que abraçou a ideia e participa do projeto. E não menos importante, há a população que, além de preservar o trabalho realizado, também acaba ganhando uma cidade mais organizada e florida.

É certo que o projeto ainda possui arestas que precisam ser melhoradas, como no caso de empresas que adotam, mas não cuidaram dos espaços públicos.

São poucas, e ações já estão sendo realizadas. Mesmo assim, de uma maneira geral, o projeto deu certo em Irati porque houve a vontade de todos em colaborar para um resultado positivo.

O projeto, além de ser ampliado, também pode servir de exemplo para outras áreas do município que pode ter colaboração dos três entes: poder público, iniciativa privada e população.

A imagem de uma sociedade harmoniosa e que se desenvolva precisa da colaboração e da atitude desses três setores para que possa se concretizar com sucesso.