facebook
13/11/2020

Editorial - Você também é corrupto?

Editorial - Você também é corrupto?

Reta final. Os últimos dias antes da eleição são decisivos. É quando os candidatos corruptos assediam os eleitores. A prática é mais comum entre postulantes ao Legislativo, ou seja, entre alguns daqueles que tentam se eleger vereadores.  Vários deles percorrem os bairros mais pobres e algumas localidades da área rural para oferecer dinheiro ou algum tipo de “vantagem” como combustível, cesta básica, promessa de emprego ou outra “vantagem” em troca do voto.

A suposta “vantagem” recebida pelo eleitor é um ato de corrupção. Tão desonesto quanto o candidato “comprador de votos” é o eleitor que aceita se vender. Que moral ele tem para questionar a corrupção se ele também é corrupto?

Pior, a pequena suposta vantagem recebida se tornará um problema nos próximos quatro anos se o “comprador de votos” for eleito. Ninguém é tão burro de acreditar que o candidato que comprovou votos para se eleger vereador vai ser honesto em seu posicionamento da Câmara Municipal. De algum lugar o dinheiro que ele usou para comprar votos será tirado. Seja do recebimento de diárias excessivas, cursos falsos, venda do voto na hora de aprovar leis que beneficiem empresas e tantas outras possibilidades de ressarcir o que gastou na campanha. Isso porque ele também  quer “levar vantagem”.

Com isso, o desenvolvimento tanto do município como do país ficam prejudicados pela corrupção. Vira uma bola de neve. Começa no cidadão e vai subindo até os mais altos dirigentes. É por isso que é preciso cortar o mal pela raiz. Como?  Não aceitar a corrupção. Não ser corrupto. Não querer “levar vantagem” em época de campanha, pois isto custará caro depois. Seja pela incompetência ou inoperância do eleito à base de atos corruptos. 

E a sua vida é prejudicada?  Graças ao descaso do candidato que está lá só para “levar vantagem” deixam de ser feitas leis que apoiem a geração de empregos, que promovam melhorias na educação e no esporte, por exemplo. Com isso, algum familiar seu não terá emprego, não terá uma boa escola para ter um futuro promissor devido à corrupção.

COMENTÁRIOS