facebook
13/11/2020

Editorial - Valorize o seu voto e o dê a quem o mereça

Editorial - Valorize o seu voto e o dê a quem o mereça

Ao longo da história muitos lutaram pelo sufrágio universal. Provavelmente muitos nem saibam o que é isso e nem conhecem a o longo percurso de lutas que precisaram ser travadas ao longo da história para que pudéssemos chegar a ele.

O sufrágio universal consiste no pleno direito ao voto que têm todos os cidadãos adultos, independentemente de alfabetização, classe, renda, etnia ou sexo.  Em sua forma original, usada no século XIX por reformistas políticos, sufrágio universal era entendido como apenas masculino, ou seja, não se estendia as mulheres, mas já trazia as demais igualdades.

No Brasil, o voto é obrigatório e nosso sistema eleitoral é um dos mais modernos do mundo. As urnas eletrônicas garantem segurança para a votação e apuração rápida dos votos.  Há quem queira acreditar em teorias conspiratórias de supostas fraudes absurdas imaginárias.

Quem acompanha o dia a dia da política e dos políticos sabe que conquistar votos é cansativo e dá trabalho. Também sabe que para se eleger, normalmente não é apenas nos quarenta e cinco dias de campanha que é preciso dedicar tempo para atuar junto à população.

As pessoas criticam, reclamam, não entendem sobre as leis, querem contar sua vida e o político tem que estar disposto a ouvir, a argumentar e a dialogar pacientemente.

Caso  fraudes no processo eleitoral  fossem mesmo reais, não haveria tanto esforço para a busca de apoio, para a conquista de votos.

Enquanto o  candidato quer conquistar, o eleitor precisa estar disposto a avaliar, comparar e escolher. Sobretudo porque, goste ele ou não de política, as decisões políticas vão influenciar diretamente a sua vida. A pandemia é a maior prova disso. Então, escolha conscientemente, valorize o seu voto e o dê a quem o mereça. Nesta edição, acompanhe o resumo do debate entre os candidatos a prefeito de Irati e decida.

COMENTÁRIOS