facebook
06/12/2021

Editorial - Por que os livros são tão importantes mesmo na era digital?

Editorial - Por que os livros são tão importantes mesmo na era digital?

Soberania e educação estão intimamente ligadas. É a partir do conhecimento que uma nação detém que ela se posiciona em relação às demais, podendo agregar valor ao que produz e ter vantagens econômicas;  reduzir doenças (físicas e mentais) de sua população e, consequentemente, auxiliar as pessoas a terem melhor qualidade de vida e serem mais felizes e eficientes; desenvolver tecnologias inovadoras que facilitem o dia-a-dia; dentre tantos outros benefícios.

O processo educacional é o propulsor do desenvolvimento, da evolução, tanto de uma nação como de um indivíduo. Em diferentes escalas, mas com significado similar. Nesta semana, durante a inauguração da Biblioteca da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o superintendente geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná  lembrou que nas guerras e invasões bárbaras, uma das primeiras ações dos dominadores era destruir as bibliotecas, que acumulavam o saber, a cultura, a soberania daquele povo.  

Atualmente, algumas pessoas ingênuas ou ignorantes (no sentido de ignorarem o contexto macro) acreditam que o registro digital “na internet” basta para o acúmulo do conhecimento. Estes não se dão conta que os locais de armazenamento de informações on line têm dono, são empresas estadunidenses que monopolizam os serviços, ganham muito dinheiro com o conhecimento produzido e guardado nos espaços virtuais que disponibilizam e podem, quando julgarem interessante, mudar suas políticas de atuação.

Quem garante por quanto tempo este conhecimento estará acessível e disponível? Ninguém! Por isso, os velhos e bons livros, os acervos de papel das bibliotecas dos municípios, dos estados e do país são tão importantes. Nas universidades, o cuidado para com o acervo, para com o conhecimento periodicamente produzido no processo educacional é ainda maior. E isto merece todo o nosso respeito, pois a soberania do país depende do saber que ele possui. 

COMENTÁRIOS