facebooktwitterinstagramgoogle+
Edição 1230 - Já nas bancas!
24/06/2020

Editorial - O potencial das vendas online

Editorial - O potencial das vendas online

Marketplace, e-commerce, vendas online são algumas das palavras com as quais todos terão que se adaptar, mais cedo ou mais tarde. O que aconteceu desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Paraná e à região Centro Sul foi que este processo de adaptação à tecnologia foi acelerado, além de ter deixado de ser opcional.

Deixou de ser opcional devido às medidas de restrição à circulação normal das pessoas no comércio para fazerem suas compras, devido aos dias em que grande parte das lojas físicas teve que fechar suas portas, e deixou de ser opcional devido à insegurança de algumas pessoas que evitam comprar ou reduzem suas compras direto nos estabelecimentos pelo medo de serem infectadas pelo novo coronavírus.

Tudo isso é real. Cada vez mais é necessário utilizar a tecnologia, os ambientes virtuais para expor produtos e chegar até a casa dos clientes.  Com mais tempo em casa, eles podem pesquisar mais e as empresas do mercado local precisam estar aptas a ocupar estes espaços online onde há muita gente disposta a comprar, inclusive os moradores da cidade, mas não só eles.

Da mesma forma que aumenta a concorrência, no espaço virtual também aumentam as possibilidades. Tanto as possibilidades de vender para outras cidades, estados e por que não países, como as possibilidades de atrair novos clientes do próprio município interessados pelas compras online, ou pelas lojas físicas.

A credibilidade do estabelecimento, a qualidade dos produtos e a eficiência da entrega são peças chaves para a concorrência nesse mercado do e-commerce, além é claro, de bons preços.  E neste primeiro momento, quando muitos lojistas de Irati ainda não estão fazendo negócios online, a chancela da Associação Comercial Empresarial (Aciai) é muito importante. Assim como foi de extrema relevância o passo inicial dado pela entidade para facilitar aos comerciantes as vendas online através da criação de uma plataforma de Irati.

É preciso dar apoio aos empresários locais nesse processo de adaptação e uso da tecnologia para comercializar produtos e serviços. Isso fomenta a economia local. E é justamente esse o papel de uma Associação Comercial, pois quando há sinergia entre os empreendedores, comerciantes e lojistas todos podem crescer mais, juntos.