facebook
04/12/2020

Editorial - Importantes passos para a melhoria da segurança pública

Editorial - Importantes passos para a melhoria da segurança pública

É dever do Estado oferecer a  proteção aos direitos individuais de cada cidadão para que ele possa exercer sua cidadania, trabalhar, conviver em sociedade e se divertir, com segurança. É para isso, ou seja, para garantir a segurança pública, que várias instituições atuam. Dentre elas, a Polícia Federal, a Polícia Civil, o Departamento Penitenciário, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal e o Conselho Municipal de Segurança. 

Cada um faz a sua parte para que o todo permaneça em harmonia e para que hajam condições adequadas ao exercício dos direitos pelos cidadãos. Também ocorrem atuações conjuntas, como na Operação Sinergia que, na semana passada, reuniu várias dessas entidades para a prevenção e a repressão à criminalidade.

Outra atuação conjunta em andamento é a soma de esforços para que a Delegacia Cidadã se concretize em Irati. A população, as autoridades políticas, os representantes da área de segurança pública e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) têm levantado esta bandeira há bastante tempo.  Também querem que, além da construção da nova delegacia, a carceragem seja retirada da área central da cidade. Assim, o direito de transitar em segurança  pelas ruas centrais da cidade será reforçado, pois atualmente os moradores de Irati temem as rebeliões e fugas de presos.

Atualmente são 95 detentos alojados no pequeno espaço da carceragem da 41ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Irati. Uma das medidas recentes, que foi adotada pelo Governo do Estado em novembro, foi transferir toda a gestão da carceragem para o Departamento Penitenciário, o que já começou tornar mais amena a atuação da Polícia Civil, que tem a função de investigar crimes e não de cuidar de presos. Atualmente toda a gestão administrativa já está a cargo do Depen, mas, por enquanto, ainda falta a estrutura para a transferência integral das atribuições, como mais veículos e pessoal.

O importante é que existe vontade política para melhorar a segurança pública no Paraná e que o primeiro passo já foi dado. Assim como, no âmbito municipal, já foi formalizado o interesse do Município em doar o terreno para  a construção da Delegacia Cidadã. Com certeza, com a união de esforços, novos e importantes passos deverão ser dados para que a segurança pública continue melhorando a cada dia.       

COMENTÁRIOS