facebook
31/12/2020

Editorial - Há novos desafios pela frente em 2021

Editorial - Há novos desafios pela frente em 2021

Falta pouco para o final de 2020, um ano que começou como todos os outros, mas que pouco a pouco foi ganhando contornos diferentes, que desfizeram todos os planos, projeções e metas, tanto pessoais, como profissionais e até mesmo globais. Era difícil de acreditar no que estava acontecendo e na velocidade  de contágio do novo coronavírus, que foi se espalhado e chegou  a todos os cantos do planeta. Invisível e mortal, a ameaça parecia coisa de filme de ficção científica.

A economia virou um caos. A vida ficou confusa, remota. O comércio parou. Os aeroportos fecharam. As fronteiras fecharam. As aulas se tornaram virtuais. O trabalho passou a ser em home office.  O mundo todo se viu diante do mesmo dilema, entre a vida e a morte, entre o cotidiano normal e as novas necessidades de restrição, de isolamento. Imaginava-se que isso passaria em dois, três meses, mas não. Chegou o Natal e tudo permaneceu estranho, diferente.

2020 entrará para a história da humanidade por ter abalado as estruturas, tirado a vida dos eixos em todos os sentidos.  Foi um ano de aprendizagens, de revisão de conceitos, de resignação e de paciência. Foi preciso reaprender a dividir espaços com a família que vive na mesma casa, compartilhar o tempo no auxílio aos estudos, abrir mão de viagens e festas, aceitar o toque de recolher.

Diante do espelho da fragilidade da vida nos observamos mais de perto, refletimos sobre o que realmente importa, sobre o afeto, os bons momentos, a importância do abraço, do convívio familiar, sobre  o que buscamos ser e o que queremos ter e se vale a pena o tempo e a energia empregados em cada coisa. 

Depois de ter passado por tudo isso, começaremos 2021 mais fortes e conscientes, com certeza. Também mais capazes de aproveitar as pequenas alegrias e de viver melhor, com mais serenidade para seguir em frente e aceitar as incertezas. Como na canção, “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo muda o tempo todo no mundo, não adianta fugir, nem mentir para si mesmo”. Há novos desafios pela frente em 2021, sejam eles maiores ou menores, não sabemos. Só o tempo dirá. E a vacina não será o milagre que fará tudo voltar ao que era, pois nós também mudamos.

COMENTÁRIOS