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Duplicação da BR 277 na região de Irati é parte do novo pedágio, que será definido no dia 25

Além da duplicação entre os trevos do Sprea e do Relógio, outra obra de grande impacto para a região prevista na nova concessão rodoviária do Paraná – que irá para leilão dia 25 – é o viaduto no acesso a Fernandes Pinheiro

22/08/2023

Duplicação da BR 277 na região de Irati é parte do novo pedágio, que será definido no dia 25

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza na próxima semana, no dia 25,  o leilão do primeiro lote da nova concessão rodoviária do Paraná. O destaque fica para a BR-277, ocupando 227,8 quilômetros do total de 473 quilômetros do Lote 1, com início no Parque Barigui em Curitiba, passando por Irati e indo até o entroncamento com a BR-373 próximo a Prudentópolis, local conhecido como Trevo do Relógio.

No trecho já duplicado da via, até o trevo do Sprea, haverá faixas adicionais. No outro trecho serão executados 156,3 km de duplicação, com início no Trevo Sprea, em Balsa Nova, interseção em desnível no entroncamento com a BR-376, e segue até o Trevo do Relógio, passando por Palmeira e Irati. As obras devem iniciar já no terceiro ano do contrato, com duas frentes de trabalho, no km 164+700, trevo de acesso para Porto Amazonas, e no km 249, entroncamento com a Rua Ladslau Griczinski, acesso para Irati.

Serão executados também 151,26 quilômetros de faixas adicionais, com destaque para a ligação entre Campo Largo e o Contorno Leste de Curitiba, com novas faixas em ambos os sentidos da via, sendo uma de 14,20 km e a outra de 13,30 km.

Na variante da BR-277 em Balsa Nova, do entroncamento com a estrada de acesso à Cimento Itambé até São Luiz do Purunã, serão mais 8,4 km de faixa, e um outro trecho de 6,68 km até o Trevo da Sprea; no perímetro urbano de Curitiba serão outros 5,31 km, do Parque Barigui ao Contorno Leste; e em Campo Largo serão 5,6 km de faixa adicional no eixo principal e outros 2,16 km na no trecho de acesso à variante.

De novas vias marginais na BR-277 serão 14,06 km. São 3,11 km no perímetro urbano de Curitiba; 900 metros na altura do km 191, acesso para Papagaios Novos (distrito de Palmeira); e 2,3 km a partir do km 249, em Irati, entre outras.

Viaduto no acesso a Fernandes Pinheiro e outras obras   

Será executado um viaduto no km 240+650, no trevo de acesso para Fernandes Pinheiro, local onde costumam ocorrer vários acidentes. Também estão previstas quatro novas interseções em desnível do tipo trombeta nos acessos para:  a Colônia Witmarsum; Porto Amazonas; Prudentópolis; e no Trevo do Relógio.

Também serão executadas 27 interseções em desnível do tipo diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. Os primeiros, já no terceiro ano do contrato, serão no km 166+800, logo após o trevo de Porto Amazonas; no km 172+300, entroncamento com a estrada de acesso para a Colônia Quero-Quero; no km 249+700 no perímetro urbano de Irati; no km 257+480; e outro no 262+200, ambos entre Irati e Prudentópolis.

Ainda será executada uma nova passarela em Curitiba, no km 4+730, próximo ao trevo do Contorno Leste. No caso do viaduto férreo que passa sobre a BR-277 próximo ao trevo de Porto Amazonas, a concessão prevê construção de uma nova estrutura, adequada à pista que será duplicada, com traçado variante da linha férrea.

E está prevista a regularização e adequação de 47 acessos ao longo do trecho concedido da BR-277, e cinco correções de traçado, sendo três delas na variante em Balsa Nova, e as outras duas em curvas próximas ao Trevo do Relógio, em Prudentópolis.

Além de novas estruturas, também serão realizadas melhorias nos viadutos e trincheiras já existentes.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Agência Estadual

Foto: Lenon Diego Gauron/Hoje Centro Sul

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