Duas salas de aulas são inauguradas na Escola do Itapará
As novas salas foram feitas com recursos próprios. Antes da construção, alunos chegaram a ter aulas em um barracão
A tarde da última terça-feira (31) foi muito especial para a comunidade do Itapará. A Prefeitura de Irati realizou a entrega oficial de duas novas salas de aula na Escola Rural Municipal São Miguel. A obra, de 110 metros quadrados, foi totalmente construída com recursos municipais.
Com a benfeitoria, crianças deixaram de acompanhar aulas em um barracão improvisado e sem condições adequadas. Foram aplicados recursos dos cofres da prefeitura nas obras, totalizando R$ 134.617,97. Cada sala comporta 30 alunos.
A secretária de Educação de Irati, Rita Almeida, lembrou que demorou muito tempo para que uma gestão tomasse esta iniciativa. “O barracão onde eram realizadas as aulas tinha outra função no início. E, depois, pela falta de espaço, se tornou uma sala. Estou feliz, como educadora, de ver esta obra realizada”. Ela ressaltou que o prefeito Jorge Derbli foi fundamental para a construção das duas salas porque as categorizou como prioridade.
Em sua fala, Derbli se recordou da vez em que esteve na escola e viu a situação dos alunos tendo aulas no barracão. “Isso não podia ficar assim. Pedi para o secretário de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, Dagoberto Waydzik, fazer o projeto porque as crianças precisavam de, no mínimo conforto, para estudarem. Autorizei imediatamente que começassem as obras”.
Além da edificação das salas, houve a adequação em pequeno trecho de drenagem do terreno, inclusão do quadro negro na fase de paredes e confecção de calçadas para a quadra de esporte. “Em nome de toda a comunidade, agradecemos o empenho do município em realizar esta obra. Era um sonho de todos nós que se tornou realidade. Nossas crianças têm um lugar mais digno para seu estudo e nós, professores, também podemos desenvolver melhor o nosso trabalho”, disse a diretora da escola, Lourdes Czekalski.
Irmã Lourdes é lembrada
Desde 2008, a comunidade pedia melhorias na escola ao poder público. A irmã Lourdes Holodiuski, que era diretora da escola desde 2013, lutou junto à comunidade para que novas salas fossem construídas. Em outubro de 2017, ela faleceu em um acidente de carro e não pôde ver a obra finalizada, como tanto sonhava.
A secretária Rita e o prefeito Derbli destacaram sua importância para a comunidade e que a irmã Lourdes deveria estar muito emocionada com este feito. O presidente da Câmara de Vereadores, Helio de Mello, anunciou que o Poder Legislativo vai destinar parte do recurso que é devolvido à Prefeitura, para reformar o barracão também. “A Câmara ainda vai formular um projeto para que seja colocada uma placa na escola em homenagem à Irmã”, noticiou ele.
Foto/Texto: Assessoria PMI

