facebook
24/08/2020

Detran de Irati volta a atender o público nesta segunda-feira (24)

O atendimento presencial será das 8h às 14h, somente com horário agendado. Será restrito o número de atendimentos por dia, 45 no total, com intervalos entre um e outro para higienização do ambiente

Detran de Irati volta a atender o público nesta segunda-feira (24)

A partir desta segunda-feira (24), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) volta a atender a população presencialmente em todo Estado. Em Irati, na 21ª Ciretran, serão atendidas 45 pessoas por dia, desde que com horário agendado via site ou aplicativo do Detran e também pelo telefone.

“Só vai ser permitida a entrada de pessoas que fizeram o agendamento e após a confirmação, vai ser atendido no horário que foi marcado”, relatou o chefe da 21ª Ciretran, Lee Jeferson.

Os agendamentos são uma forma de impedir a aglomeração, evitando a propagação da COVID-19. Os horários disponibilizados para agendamento estarão bem mais restritos, para manter o menor número de pessoas dentro da unidade.

Mesmo com o retorno das atividades presenciais, o pedido é para que os serviços que podem ser feitos online continuem assim. “Cada Ciretran tem a sua realidade, então é recomendado que o que puder ser feito pelo site continue, pois os horários de atendimentos presenciais serão poucos, pois estamos trabalhando com equipe reduzida”, explica Lee. Ele conta que haverá apenas dois servidores atendendo nos guichês, pois seis funcionários de Irati fazem parte do grupo de risco para a COVID-19 e permanecerão em casa. 

Devido à pandemia do novo coronavírus, foram quatro meses sem que o Detran-PR prestasse serviços de forma presencial à população.  Até o dia 21 de agosto apenas autoescolas e despachantes podiam ser atendidos, também com horário agendado.  

Agora, com o retorno do atendimento, haverá restrições e serão tomandas todas as medidas preventivas necessárias, para a segurança dos cidadãos e dos colaboradores do Detran .

A 21ª Ciretran funcionará das 8h às 14h e os atendimentos respeitarão a distância de um horário para com o outro para que seja feita toda a higienização necessária. “É bem rigoroso este nosso procedimento aqui para atendimento. É de quinze em quinze minutos, nós temos dois atendentes no balcão, no horário do almoço fica só um, então vão ser 45 atendimento”, conta.

O agendamento para os atendimentos presenciais começou a ser feito nesta quinta-feira (20). Seguindo recomendação do Detran-PR, a 21ª Ciretran abriu agenda para uma semana, sou seja, as pessoas podem marcar horários para atendimentos entre os dias 24 e 28 de agosto. Depois, novos horários serão disponibilizados para a semana seguinte e assim por diante. Não há mais agendamento mensal, como ocorria antes da pandemia.

Pede-se para que os cidadãos tenham consciência e só agendem os serviços de que realmente necessitam com urgência, pois os prazos permanecerão prorrogados.

CNH e multas

Vários prazos continuam prorrogados, como, por exemplo, prazo para renovar a carteira de motorista. “Habilitação continua prorrogado o prazo para a renovação até dezembro. Então o pessoal não precisa ter aquela pressa para estar vindo renovar a sua CNH, que todas que estão vencidas, até dezembro continuam valendo, devido à prorrogação”, explica o chefe da 21ª Ciretran.

Lee Jeferson se refere à Resolução 782/2020 do Conselho Nacional de Trânsito, que também prorrogou os prazos para transferências de veículos, processos para primeira habilitação, e recursos de multas, suspensão e cassação.

Portanto, não é necessária a presença imediata nas unidades do Detran-PR  para regularização.

Prazos

- Carteira Nacional de Habilitação vencida desde 19 de fevereiro de 2020 fica com prazo indeterminado para renovação;

 - Processos de primeira habilitação terão prazos estendidos para conclusão de 12 meses para 18 meses;

 - Prazos para transferência de propriedade de veículos estão suspensos;

 - Prazos para apresentar defesa, indicação de condutor e recurso de multa, suspensão e cassação de CNH ficam interrompidos por tempo indeterminado.

Atendimento da 21ª Ciretran

A 21ª Ciretran funcionará das 8h às 14h, atendendo 45 pessoas por dia. Só serão atendidas as pessoas que agendarem horário através do via site ou aplicativo do Detran e também pelo telefone.

O cidadão poderá fazer o agendamento no site http://www.detran.pr.gov.br  ou pelo telefone 0800 643 7373.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Thainá Ferreira/Hoje Centro Sul

COMENTÁRIOS