Desfiles cívicos de 7 de Setembro retornam em Irati e São Mateus do Sul

Por Redação Hoje Centro Sul 6 min de leitura

Duas cidades da região voltam a celebrar a Independência do Brasil com expectativa de grande público e ampla participação de instituições locais

Após anos sem a realização de desfiles cívicos, duas cidades da região voltam a celebrar o 7 de Setembro com eventos públicos. Em Irati, o desfile será retomado após seis anos, já que a última edição ocorreu em 2019. Em São Mateus do Sul, o retorno é ainda mais esperado: o último desfile havia sido realizado em 2014.

Retomada do desfile em Irati

Em Irati, a organização espera reunir cerca de quatro mil pessoas no domingo (07). “O último desfile cívico foi realizado em 2019. Neste ano, o desfile será cívico, com a presença dos CMEIs e escolas municipais, escolas estaduais cívico-militares e demais convidados. Contaremos com as fanfarras de Ponta Grossa, Prudentópolis, Cândido de Abreu e Laranjeiras do Sul, que abrilhantarão o evento, bem como a nossa da Guarda Mirim, que abrirá o desfile”, conta Kellen Crovador, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e uma das organizadoras do evento.

No momento, ela afirma que 54 instituições já estão inscritas. “As entidades que desejam se inscrever, deixamos aberto ainda, nesta semana, o link de inscrição nas redes sociais da Prefeitura de Irati”. O trajeto do desfile em Irati percorrerá a Rua Munhoz da Rocha e a concentração das instituições será na Rua Carlos Thoms, salienta a organizadora.

Desfiles cívicos de 7 de Setembro retornam em Irati e São Mateus do Sul
Foto: Divulgação/ PMI

“Resgate do patriotismo e do civismo”, diz Emiliano

O prefeito Emiliano Gomes ressaltou o caráter simbólico da retomada. “A decisão de retomar o desfile vem do compromisso da nossa gestão com o resgate do patriotismo e do civismo, que foi uma proposta já apresentada em campanha. Mais do que um evento, o desfile representa a valorização de sentimentos que precisamos cultivar: o amor à pátria, o respeito aos símbolos nacionais e a transmissão de valores fundamentais para as futuras gerações”, explica Gomes.

Para ele, este é um momento que reforça o caráter coletivo e contribui para a formação de uma sociedade mais unida, fortalecida e com princípios sólidos. “Queremos estimular nossas crianças e jovens a viverem esse orgulho de ser brasileiros e a importância de preservar esses valores que são essenciais para a vida em comunidade”.

Entre os grupos participantes, o Grupo Muzenza, que atua com a capoeira em Irati, estará na avenida. “Acredito que é de extrema importância para a divulgação do trabalho que é desenvolvido na nossa cidade com a capoeira. Este é um dia que representa a independência do Brasil, precisa ser valorizado e representado pela cultura popular”, afirmou Leandro Muller Boza, coordenador do grupo, reforçando a relevância cultural da data.

A diretora da Escola Municipal João Maria Pedroso, de Engenheiro Gutierrez, Bianca Banchieri, enfatizou a expectativa da comunidade escolar para o retorno do evento. “Estamos todos muito ansiosos para esse grande evento que ocorrerá no dia 7 de setembro, em nossa cidade. Os alunos estão preparando seus uniformes com muito carinho, vamos realizar alguns ensaios na rua da escola para preparar as crianças”. Ela aponta que os pais e familiares gostaram bastante da ideia, de ver seus filhos desfilarem, como eles faziam em seu período escolar.

“Aqui em nossa escola, acreditamos que é muito importante essa retomada do tradicional desfile de 7 de setembro, para semear nas crianças essa sensibilidade, esse carinho e respeito pela nossa pátria, além dos conteúdos que as professoras trabalham tão bem em sala de aula sobre essa data tão importante, participar do desfile é um ato cívico que complementa o trabalho docente e  pode também contribuir para o desenvolvimento de cidadãos críticos, responsáveis e conscientes”, salienta a diretora.

Expectativa em São Mateus do Sul

Em São Mateus do Sul, o desfile será retomado com grande expectativa de público. “O Desfile Cívico de 7 de Setembro está de volta às ruas de São Mateus do Sul neste ano de 2025, com uma grande expectativa de público e participação. O evento, que celebra a Independência do Brasil, acontecerá no domingo (07), a partir das 9h da manhã, na Rua Dom Pedro II, com trajeto iniciando na esquina com a Rua Tenente Max Wolff Filho, e seguirá por cerca de 400 metros”, define Andreia Vandos, professora da Secretaria de Educação e uma das organizadoras.

Segundo a Prefeitura, mais de 70 instituições já confirmaram presença. Entre elas estão os CMEIs e escolas municipais, escolas estaduais, colégios particulares, Secretarias de Esporte, Saúde, Assistência Social, Obras e Meio Ambiente, CTGs, clubes de carros antigos e Clube do Fusquinha, grupos folclóricos, instituições filantrópicas, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, fanfarras municipais e a fanfarra convidada de Antônio Olinto.

A expectativa é de público superior a três mil pessoas e cerca de 2.500 participantes desfilando. “O último Desfile Cívico em São Mateus do Sul foi realizado em 2014. Em 2025, o desfile retorna com força total, trazendo como novidade a Fanfarra da cidade de Antônio Olinto. Também se destacam os avanços nos projetos sociais que serão apresentados pelas secretarias, reforçando o papel educativo e comunitário do evento”, conta Andreia.

Caso chova no dia, a programação será adaptada para um Ato Cívico na Rua do Mathe, com a presença das fanfarras municipais.

“Celebração da nossa história”, afirma prefeita Fernanda

A prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, reforçou a importância do momento. “O Desfile Cívico é uma celebração da nossa história, da nossa gente e dos valores que construímos juntos. É um momento de orgulho e de reconhecimento ao trabalho das instituições que atuam em nossa cidade. Convidamos toda a população para participar e prestigiar esse grande evento”, destacou.

Fernanda Hraber