Desfile Cívico levará 47 escolas e 9 fanfarras às ruas de Irati nesta sexta
As escolas municipais e estaduais cuidam dos últimos preparativos para apresentar à população os projetos que desenvolvem. Além das escolas, entidades também participam e um dos diferenciais do desfile desse ano será a presença do Exército
Na próxima sexta-feira, 7 de setembro, os iratienses poderão comemorar a Independência do Brasil com o Desfile Cívico marcado para começar a partir das 8h na Praça da Bandeira. Durante as últimas semanas, escolas se preparam para apresentar seus projetos no desfile que contará com a participação de diversas instituições, além do Exército.
O Desfile Cívico terá a participação de 28 escolas municipais, entre elas a Escola Matilde de Araújo do Nascimento. Segundo a diretora Silmara Thomaz, alunos e professores estão motivados com o desfile. “Está um envolvimento de toda escola e um envolvimento bonito. As crianças estão felizes porque vai ter tanque de guerra que vão ver. Como atrativo irá vir o Exército, então eles estão empolgados para ir e empolgados também para assistir”, disse.
Neste ano, uma das diferenças é que as secretarias municipais dão apoio às escolas. Silmara conta que junto com a escola deverão desfilar a Secretaria de Meio Ambiente e a de Planejamento. Por isso, foi decidido apresentar no desfile os projetos realizados pela escola ligados ao meio ambiente. “Estamos fazendo porque eles [crianças] gostam, de fazer um pouco diferente e fica divertido”, relata.
O desfile da escola terá diversas alas representando assuntos como lixo reciclável, flores e abelhas, cuidado com os animais, água e preservação das árvores. Para tornar o desfile atrativo, a escola trará os alunos fantasiados. “Estamos usando bastante material reciclado”, explica a coordenadora pedagógica Claudete Schimanski.
A confecção das fantasias e objetos que serão utilizados no desfile também tem recebido ajuda de funcionários e professores. Um dos exemplos é uma pomba que será utilizada no final do desfile, que está sendo confeccionada pelas merendeiras. “Nós temos [fantasias], porque temos guardado de outros eventos. Os professores estão fazendo, levam para casa as folhas de papel”, conta a diretora.
Além disso, as secretarias que participarão do desfile disponibilizaram faixas para a escola. “Foi um suporte a mais. Fizemos as frases e passamos para eles as frases. Eles já mandaram todas as faixas prontinhas”, conta a diretora. Cerca de 80 crianças da escola deverão participar do desfile.
As escolas estaduais também marcarão presença, trazendo projetos realizados. Uma delas é o Colégio Antônio Xavier da Silveira, que participará com estudantes do curso profissionalizante. “A escola vai levar o curso de formação de docentes, que é curso profissionalizante da escola. As meninas irão demonstrar como acontece o ensino e aprendizagem, através de objetos”, destacou a coordenadora Elisângela Cristina Mendes Dlugosz. A escola também poderá ter participação de alunos do sexto ano e de atletas, o que está sendo definido. Cerca de 30 pessoas participarão do desfile.
A diretora Maria Amélia Ingles destaca que a retomada do desfile pelo município é importante para valorizar as instituições educacionais e mostrar os projetos à sociedade. “Eu penso que a parte positiva deste resgate cívico é que as pessoas aprendem a valorizar o que é seu. Então, se nós estamos aqui, nós mostramos o que nós temos para a população de Irati, que tem amor pela instituição, pela sua cidade, pelo país. Isso fic

